CPI das fake news na Alesp quer ouvir Facebook, Instagram e Twitter

Nesta segunda-feira (27) foi concluída a fase conceitual com a presença do Dr. Cesar Dário Mariano da Silva, procurador de Justiça Criminal e do advogado Tiago Pavinatto

Por: Por ATribuna.com.br  -  27/07/20  -  23:27
Assembleia Legislativa anunciou repasse de R$ 325 milhões para a Secretaria Estadual de Saúde
Assembleia Legislativa anunciou repasse de R$ 325 milhões para a Secretaria Estadual de Saúde   Foto: Divulgação/Alesp

A CPI das Fake News da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) quer ouvir, nesta sexta-feira (31), representantes das empresas Facebook, Instagram e Twitter. A comissão enviou uma convite para convocar os empregados destas redes sociais.


Nesta segunda-feira (27) foi concluída a fase conceitual com a presença do Dr. Cesar Dário Mariano da Silva, procurador de Justiça Criminal e do advogado Tiago Pavinatto.


Os parlamentares ainda aprovaram três novos requerimentos, todos de autoria da deputada estadual Janaína Paschoal (PSL), com exceção de um que gerou um debate e teve pedido de vista pela deputada Mônica Seixas da Bancada Ativista (PSOL), instrumento regimental que possibilita ao parlamentar suspender o processo de apreciação, adiando, portanto, a sua votação.


A parlamentar justificou que não entendeu a relação de convocação dos representantes das empresas EVAG Comunicação e Tecnologia Ltda., Tiago Madeira e BOSA Serviços de Apoio Administrativo Ltda. EPP, Flavio Castilho de Moura e Anderson Rodrigo Guaitanele da Silva, proposta por Janaína.


Segundo a representante do PSOL, não há indícios contra as empresas. “É um desvio de foco do nosso interesse fim que é fake news. Não há crimes em contratar empresas de comunicação. Não há crime na livre manifestação dos proprietários dessas empresas quanto aos seus ideais”, justificou.


O deputado Paulo Fiorilo (PT) também discordou do requerimento proposto alegando desvio de foco da CPI. A deputada Janaína Paschoal (PSL) fundamentou que da mesma forma que deputados do PSL estão sendo investigados e convocados por uso de verba parlamentar para realização de disparos em massa, propagação de ideias antidemocráticas e convocação de atos a favor do presidente Jair Bolsonaro, seria legítimo também que se pudesse chamar pessoas que fazem o mesmo só que para propagar uma outra ideologia. 


A CPI aprovou ainda o convite ao presidente nacional do PTB e ex-deputado federal, Roberto Jefferson Monteiro Francisco e ao deputado federal Alexandre Leite da Silva, a fim de que contribuam com informações de que que tenham conhecimento. Além disso, os membros também aprovaram colher a oitiva do jornalista Oswaldo Eustáquio Filho.


Estiveram presentes à reunião virtual, os deputados Maria Lucia Amary (PSDB), Monica da Bancada Ativista (PSOL), Paulo Fiorilo (PT), Janaina Paschoal (PSL), Artur do Val (PATRI), Edmir Chedid (DEM) e Thiago Auricchio (PL), além do presidente da CPI, Caio França (PSB).


Logo A Tribuna
Newsletter