Com Covid-19, Bruno Covas diz estar tomando azitromicina

Escolha de remédio desencadeou debate "político" na rede social. Prefeito de São Paulo diz seguir orientação médica e que a politização do tratamento “não contribui em nada”

Por: Do Estadão Conteúdo  -  16/06/20  -  14:22
Além do salário de Covas, vice e secretários tiveram aumento com a sanção
Além do salário de Covas, vice e secretários tiveram aumento com a sanção   Foto: Roberto Costa/Código19/Estadão Conteúdo

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), usou as redes socias para informar que está tomando o antibiótico azitromicina no tratamento de Covid-19, doença a qual foi diagnosticado. Ele fez uma postagem para relatar que segue orientação médica, que o receitou tal medicamento. Afirmou ainda e que a politização quanto à droga a ser administrada no tratamento da pandemia “não contribui em nada”. 


O antibiótico ganhou destaque ao ser posto ao lado da cloroquina como uma possibilidade de tratamento conjunto do novo coronavírus. Nas redes sociais, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegaram a afirmar que a escolha por essa medicação teria conotações políticas. Bolsonaro é defensor da cloroquina, apesar da falta de evidências científicas que atestem seu uso no tratamento do novo coronavírus.  


Pesquisas desenvolvidas até agora mostraram que a cloroquina não é eficaz contra a doença. Nesta segunda-feira (15), os Estados Unidos retiraram a autorização de emergência que havia sido concedida à substância. No Brasil, o tratamento continua sendo indicado. O País ainda aguarda a remessa de dois milhões de comprimidos dessa medicação, prometido pela gestão de Donald Trump.


“Em nome da transparência que entendo necessária quando um político adoece, esclareço que estou tomando o medicamento prescrito pelo meu médico: azitromicina. Remédio não é de esquerda ou de direita. Lamento que alguns queiram politizar a escolha do medicamento”, escreveu Covas.  


Em vídeo, ele disse ter feito home office desde o começo da semana segunda e participado de algumas reuniões online. “Sigo sem dor, sem febre, sem falta de ar. Falei com o meu médico e a orientação é ficar dentro de casa isolado”, afirmou o prefeito, que pediu para a população continuar evitando circular de forma desnecessária e destacou a importância do uso de máscaras e álcool em gel. 


Logo A Tribuna
Newsletter