Bolsonaro nomeia 'braço direito' de Ramagem para comando da Polícia Federal

Delegado Rolando Alexandre de Souza passa a exercer o cargo de diretor-geral da Polícia Federal, informa Diário Oficial da União

Por: Do Estadão Conteúdo  -  04/05/20  -  15:59
Nomeação de Bolsonaro para a PF consta no Diário Oficial da União
Nomeação de Bolsonaro para a PF consta no Diário Oficial da União   Foto: Divulgação/Focco e Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, formalizou no Diário Oficial da União (DOU) a nomeação do delegado Rolando Alexandre de Souza para exercer o cargo de diretor-geral da Polícia Federal. Para assumir o comando da PF, ele foi exonerado do cargo que ocupava na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).  


Conforme o jornal O Estado de S. Paulo informou, Rolando de Souza é considerado "braço direito" de Alexandre Ramagem, que chegou a ser nomeado para o cargo. Porém, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a nomeação, por suposto desvio de finalidade no comando da PF. 


A nomeação Souza, que era secretário de Planejamento e Gestão da Abin, é vista como solução alternativa enquanto Bolsonaro tenta reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impediu Ramagem de assumir o posto na PF. 


Com Rolando de Souza no comando da instituição, o presidente também procura manter a influência de Ramagem, que é próximo à família Bolsonaro, na Polícia Federal.  


Segundo pessoas próximas ao presidente, o diretor-geral da Abin tem participado diretamente das decisões sobre o futuro do comando da PF, uma atribuição do ministro da Justiça, André Luiz Mendonça. 


Logo A Tribuna
Newsletter