Bolsonaro demite Vélez; Abraham Weintraub será o novo ministro da Educação

O ministro enfrentava uma crise que vem desde sua posse, com disputa interna entre grupos adversários, medidas contestadas, recuos e quase 20 exonerações

Por: Do Estadão Conteúdo  -  08/04/19  -  17:15
Bolsonaro demite Vélez; Abraham Weintraub será o novo ministro da Educação
Bolsonaro demite Vélez; Abraham Weintraub será o novo ministro da Educação   Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O presidente Jair Bolsonaro confirmou no final da manhã desta segunda-feira, 8, a demissão do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, alvo de críticas dentro e fora do governo e pressões diversas. O ministro enfrentava uma crise que vem desde sua posse, com disputa interna entre grupos adversários, medidas contestadas, recuos e quase 20 exonerações.

Bolsonaro informou em sua conta no Twitter que Abraham Weintraub será o novo chefe da pasta. "Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados", escreveu o presidente

Na sexta-feira, 5, num explícito processo de "fritura pública" do auxiliar, Bolsonaro afirmou que o ministério "não estava dando certo". "É uma pessoa bacana, honesta, mas está faltando gestão, que é uma coisa importantíssima. Vamos tirar a aliança da mão esquerda e pôr na mão direita ou na gaveta".

Neste três meses de governo, Vélez perdeu até o apoio de seu "padrinho", o escritor Olavo de Carvalho, influenciador do bolsonarismo. Olavo afirmou que não iria fazer nada contra Vélez, a quem chamou de "traiçoeiro". "Mas garanto que não vou lamentar se o botarem para fora do ministério".


Logo A Tribuna
Newsletter