Bolívia oficializa novas eleições presidenciais sem Evo Morales

Será a primeira vez em 18 anos que ex-presidente não participa do pleito

Por: France Presse  -  25/11/19  -  23:38
Presidente interina, Jeanine Áñez, oficializou a lei para convocar um novo pleito
Presidente interina, Jeanine Áñez, oficializou a lei para convocar um novo pleito   Foto: Aizar Raldes/AFP

A Bolívia definiu, no domingo (24), o caminho para realizar as primeiras eleições em 18 anos sem a participação do ex-presidente Evo Morales, após a promulgação de uma lei que o exclui como candidato após um mês de protestos que deixaram mais de 30 mortos e dezenas de feridos.


A presidente interina, Jeanine Áñez, oficializou a lei para convocar um novo pleito, que impede a participação de Morales, após sua aprovação unânime no Congresso no sábado (23).  “Chegamos a este dia com a satisfação do dever cumprido”, disse Áñez durante a cerimônia.


Começa assim um caminho difícil para os bolivianos em busca de uma saída para a pior crise política em duas décadas, desta vez sem Morales como alternativa. 


Esta norma anula as eleições em que Morales foi reeleito em 20 de outubro, resultado considerado fraudulento pela oposição. A Organização dos Estados Americanos (OEA) detectou irregularidades na apuração.


Morales foi forçado a renunciar em 10 de novembro depois de perder o apoio da polícia e das forças militares. Exilado no México, ele segue ativo no Twitter, onde alega ter sofrido golpe e faz críticas ao governo de transição.


Logo A Tribuna
Newsletter