André Mendonça é o novo ministro da Justiça; Ramagem assume a Polícia Federal

Mendonça ocupava a chefia da Advocacia-Geral da União. Já novo diretor-geral da PF estava à frente da Abin

Por: Do Estadão Conteúdo  -  28/04/20  -  12:23
Para André Mendonça, força-tarefa do MPF não tinha legitimidade para fechar acordo
Para André Mendonça, força-tarefa do MPF não tinha legitimidade para fechar acordo   Foto: Divulgação/AGU

O Diário Oficial da União desta terça-feira (28), traz a nomeação de André Luiz de Almeida Mendonça, que ocupava a chefia da Advocacia-Geral da União (AGU), como ministro da Justiça e Segurança Pública. O cargo estava vago desde a sexta-feira (24), quando Sérgio Moro pediu demissão e acusou o presidente Jair Bolsonaro de ingerência na Polícia Federal.


Santista de nascimento e de time de futebol, Mendonça não mora na Cidade há mais de 20 anos, embora tenha família na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, onde passou a infância. Tem 46 anos, é formado em Direito em Bauru (SP) e chegou a advogar em Santos entre 1995 e 1996. Em 2000, ingressou na AGU por Londrina, no Paraná. Foi para Brasília em 2005, onde permaneceu.


Além da chefia, exerceu na AGU os cargos de corregedor-geral e diretor de Patrimônio e Probidade (PGU). Passou também pela Controladoria-Geral da União (CGU), como assessor especial do ministro, onde coordenou a negociação de acordos de leniência com empresas privadas. Mendonça é doutor em Estado de Direito e Governança Global e mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Também é pós-graduado em Direito Público.


Em julho de 2019, o jornal Folha de S. Paulo colocou o novo ministro da Justiça como um dos favoritos para assumir uma das cadeiras do Supremo Tribunal Federal.


O substituto de Mendonça na AGU é José Levi Mello do Amaral Júnior, que até então atuava como procurador-geral da Fazenda Nacional.


A mesma edição do Diário Oficial traz a nomeação do delegado Alexandre Ramagem, que era chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), como diretor-geral da Polícia Federal, em substituição a Maurício Valeixo.


Ramagem substitui Marcos Valeixo na Polícia Federal
Ramagem substitui Marcos Valeixo na Polícia Federal   Foto:  Marcos Oliveira/Agência Senado

Logo A Tribuna
Newsletter