Alberto Fernández assume o governo na Argentina

Novo presidente defendeu diálogo e democracia

Por: De A Tribuna On-line, com informações da Agência Brasil  -  10/12/19  -  21:57
Fernández e sua vice, Cristina Kirchner, foram eleitos com 48% dos votos
Fernández e sua vice, Cristina Kirchner, foram eleitos com 48% dos votos   Foto: Alejandro Pagni/AFP

Por volta das 12h desta terça-feira (10), Mauricio Macri passou o bastãode comando e a faixa presidencial para o novo mandatárioargentino, Alberto Fernández. O novo presidentefezum discurso diante do Parlamento eafirmou que quer ser o presidente que escuta, o presidente do diálogo. Alberto Fernández acrescentouque os problemas da democracia só se resolvem com mais democracia.


Fernández tem como vice a ex-presidente e ex-senadora, Cristina Kirchner. Eles venceram as últimas eleições, em primeiro turno,com 48% dos votos, enquanto Macri obteve, em segundo lugar,40%.


O novo presidenteherda um país com problemas como o dadívidade 44 bilhões de dólarescom o Fundo Monetário Ineternacional (FMI). Há uma parcela de 11 bilhões da operação ainda a ser paga, mas Fernández anunciou que não pretende recorrer a este empréstimo.


Outro desafio do país é a inflação de quase 55% registrada este ano e o cenário socioeconomico de 40% da população na pobreza. No comando do país, Fernández ainda enfrentará debatesetemas impopulares, como o da legalização do aborto.


Solenidades


As solenidades começaram na manhã desta terça e seguiram até o fim da tarde. Após o discurso de Fernández no Congresso, parlamentares cantaram a Marcha Peronista e gritaram "Alberto presidente!".


Na tarde desta terça-feira, às 15h, omandatário recebeu os cumprimentos dos chefes de Estadoe de Governoque compareceram à cerimônia de posse. O vice-presidente do Brasil,Hamilton Mourão, está representando o país.


Às 17h, foram prestados juramentos dos ministros de Governo. Às 19h, Alberto Fernández e Cristina Kirchner cumprimentaram a população na Praçade Maio.


Logo A Tribuna
Newsletter