Trio é preso suspeito de furtar 20 toneladas de trilhos de trem em Cubatão

Material pertence a uma empresa de transporte logístico e foi localizado pela Polícia Civil

Por: Eduardo Velozo Fuccia & De A Tribuna On-line &  -  11/12/19  -  21:50
Atualizado em 11/12/19 - 21:58
Trilhos foram cortados em aproximadamente 200 pedaços com peso médio de 100 kg cada
Trilhos foram cortados em aproximadamente 200 pedaços com peso médio de 100 kg cada   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Policiais da Delegacia Sede de Cubatão prenderam em flagrante três homens que transportavam em um caminhão cerca de 20 toneladas de trilhos de trem. A abordagem ao trio aconteceu às 19h30 de terça-feira (10), no anel viário que interliga as rodovias Anchieta, Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni.


Para possibilitar o transporte dos trilhos, eles foram cortados em aproximadamente 200 pedaços com peso médio de 100 kg cada. O material pertence à Rumo Logística e foi reconhecido por um representante da empresa. Segundo ele, quadrilhas furtam trilhos deixados ao lado da ferrovia após manutenção.


O trecho da estrada de ferro onde ocorreram tais furtos fica no Paraitinga, no Distrito de Samaritá, Área Continental de São Vicente. Heleno Soares de Lima, de 47 anos, Evandro da Silva Quirino, de 34, e Vinicius Cruz da Silva, de 24, negaram a prática desses crimes, explicando que apenas foram contratados para transportar os trilhos.


O trio disse que seria pago R$ 80 pelo frete, mas não informou o nome de quem o contratou e nem o endereço do ferro-velho onde seriam entregues as 20 toneladas de trilhos. Heleno dirigia um Mercedes-Benz modelo L 1513 azul, ano 1978. Ele e os passageiros Evandro e Quirino alegaram ignorar quem é o proprietário do veículo.


O delegado Pedro Augusto Losada Correia, da Delegacia de Cubatão, autuou Heleno, Evandro e Quirino em flagrante pelos delitos de receptação e associação criminosa. As investigações prosseguem para identificar os autores dos furtos de trilhos, os receptadores finais e o dono do caminhão.


Equipe das estradas


Sob o comando do delegado Jorge Álvaro Gonçalves Cruz e do investigador Marcelo Mendes, os policiais Welton Vintecinco e Israel dos Santos realizavam “policiamento preventivo especializado” para reprimir crimes cometidos nas rodovias que cortam o município de Cubatão.


Os policiais tiveram a atenção voltada para o caminhão azul, porque ele transitava em velocidade reduzida, demonstrando apresentar excesso de carga e colocando em risco o tráfego de veículos. Os agentes aguardaram o Mercedes-Benz chegar ao anel viário para interceptá-lo com segurança.


Embora não tenham revelado quem os contratou e onde entregariam os trilhos, os três presos admitiram ter ciência da procedência criminosa do material apreendido, segundo destacou Marcelo Mendes. De acordo com o investigador, há pistas de que mais de um depósito de sucata seria o destinatário da carga de ferro.


Logo A Tribuna
Newsletter