Trio é detido com 26 explosivos em Praia Grande

A legislação prevê pena de reclusão de três a seis anos para quem possui artefato explosivo ou incendiário, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  12/05/20  -  11:01
Homens foram encaminhados para a Delegacia Sede de Praia Grande
Homens foram encaminhados para a Delegacia Sede de Praia Grande   Foto: Divulgação

Policiais da Força Tática do 45º BPM/I prenderam no início da madrugada desta segunda-feira (11) três homens e retiraram de circulação 26 explosivos que o trio havia escondido em um terreno baldio, em Praia Grande.


O terreno fica na Avenida Maria Fernandes Stivaletti, no Ribeirópolis. No formato de cartuchos de emulsão, os explosivos estavam em uma bolsa vermelha, na qual também havia cinco metros de cordel detonante e 45 centímetros de estopim.


Os suspeitos, de 34, 31, e 29 anos, respectivamente, foram autuados pelo delegado Rodrigo Martins Iotti, da Delegacia de Praia Grande, com base no Estatuto do Desarmamento.


A legislação prevê pena de reclusão de três a seis anos para quem possui artefato explosivo ou incendiário, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. O trio foi encaminhado à cadeia.


Denúncia


De acordo com informação anônima passada aos PMs, os três estariam em um Fox vermelho tentando negociar os explosivos. Durante patrulhamento, os policiais viram o carro na Avenida Maria Fernandes Stivaletti e o interceptaram.


O homem de 31 anos dirigia o veículo e não levava passageiros. Nada de irregular foi achado no automóvel, mas o motorista admitiu que tentava vender os explosivos. Segundo ele, os artefatos estariam com o suspeito de 29 anos, residente na mesma avenida, assim como o motorista.


Detido na sequência, o homem de 29 anos não portava ou guardava em sua casa nada de irregular. Ele indicou o mais velho do trio, de 34 anos, como o responsável pelos explosivos, revelando que o material estava escondido no terreno. Este terceiro homem também mora na Maria Fernandes Stivaletti


Especializado em bombas, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da PM, foi acionado e veio de São Paulo até Praia Grande para recolher com segurança os artefatos. Enquanto era aguardada a chegada do grupamento de elite, o homem de 34 anos surgiu no terreno.


Caixas eletrônicos


Os três detidos negaram que utilizariam as bombas para explodir caixas eletrônicos ou em outras ações criminosas. Disseram que apenas tentavam comercializar os artefatos, cuja procedência não quiseram informar.


A Polícia Civil investiga a origem dos artefatos. Produtos controlados, eles têm o comércio fiscalizado pelo Exército. Dependendo do que for apurado, não está descartada a incidência de outros delitos, entre os quais receptação e associação criminosa. 


Logo A Tribuna
Newsletter