Suspeito de integrar quadrilha de fraudes bancárias é preso em São Vicente

Jovem de 19 anos foi capturado na segunda-feira (9) na Vila São Jorge

Por: Eduardo Velozo Fuccia & De A Tribuna On-line &  -  11/12/19  -  23:05
Ocorrência foi registrada na Delegacia Sede de São Vicente
Ocorrência foi registrada na Delegacia Sede de São Vicente   Foto: AT

Morador na Zona Norte de São Paulo, Rennan Schneider Izzo, de 19 anos, foi preso em São Vicente sob a suspeita de integrar quadrilha especializada em fraudes bancárias. Dois aposentados vítimas do bando já foram identificados.


Rennan foi capturado na tarde de segunda-feira (9), quando chegou à casa de um aposentado de 73 anos, na Vila São Jorge, pilotando uma Honda CG 160 Titan prata. A moto foi apreendida.


Alertados sobre o golpe, investigadores da Delegacia Sede de São Vicente já aguardavam o rapaz. Segundo os policiais civis, o aposentado recebeu telefonema de uma pessoa que se identificou como sendo da “central de segurança do banco”.


O autor da ligação afirmou que o cartão de crédito do aposentado havia sido clonado, sendo realizada indevidamente com ele compra de R$ 1.750 em um shopping de Campinas.


Em seguida, a vítima foi orientada a inutilizar o seu cartão, com exceção do chip, que deveria ser entregue a um motoboy a ser enviado pelo banco até a residência do cliente.


O filho do aposentado ficou desconfiado e avisou os investigadores, que prenderam Rennan. O rapaz confessou que apenas arrecada os chips, ganhando a quantia de R$ 500 por dispositivo recolhido.


Rennan portava um cartão de crédito, que estava danificado, exceto o chip. Ele pertence a outro aposentado, de 60 anos, morador na Cidade Náutica, que depois foi localizado pelos investigadores.


Esta vítima também recebeu ligação de alguém que se passou por funcionário da central de segurança bancária. A história contada sobre clonagem de cartão e necessidade de inutilizá-lo foi a mesma.


A diferença é que, no caso do aposentado de 60 anos, o falso funcionário do banco lhe pediu para digitar a senha do cartão no telefone. Esta vítima não chegou a sofrer prejuízos, porque os policiais agiram antes da consumação dos golpes.


O delegado Armando Prado Lyra Neto autuou Rennan em flagrante por estelionato. As instituições bancárias alertam que não enviam funcionários aos endereços dos clientes para recolher cartões.


Logo A Tribuna
Newsletter