Roubos de veículos caem 35,8% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado

Os dados sobre a segurança na Baixada Santista foram divulgados nesta quarta-feira, pela Secretaria de Segurança Pública

Por: Nathália de Alcantara  -  26/11/20  -  10:30
Segundo coronel, redução nos furtos de veículos tem a ver com a quantidade de carros nas ruas
Segundo coronel, redução nos furtos de veículos tem a ver com a quantidade de carros nas ruas   Foto: Matheus Tagé/AT

Os roubos de veículos na região caíram em 35,8% na comparação de outubro desde ano com o mesmo período do ano passado. Já a redução de furtos de veículos foi de 29%. Ao mesmo tempo, houve um crescimento de 12% nos furtos em geral da região. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25), pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços! 


Segundo o coronel Cássio Araújo de Freitas, comandante da PM na Baixada Santista e Vale do Ribeira, as linhas de tendências estão mantidas há meses. "Estamos ganhando esse jogo. É mais um mês de quedas, de maneira geral. Este ano, tivemos um aumento de 30% nas horas de patrulhamento".


A redução nos furtos de veículos tem a ver com a quantidade de carros nas ruas, explica o coronel.


"Grandes eventos atraem furtos de veículos e, como não temos shows e jogos de futebol, por exemplo, isso reduz muito os números. Outro fator que constrange e intimida o ladrão é a polícia estar mais na rua, o que também tem acontecido".


As unidades de ensino noturno fechadas também acabam alterando os números. "Como faculdades e escolas estão paradas, vemos esse reflexo nas estatísticas", diz o comandante da PM.


Aumento


Com relação ao aumento nos furtos, o coronel esclarece que tem sido registrados muitos casos de furtos de fios. "Temos registrado um aumento nesse sentido. Começamos um trabalho, mudando horário de patrulha, e uma melhora já será percebida a partir do mês que vem", diz Cássio.


Ajuda


Cada um pode fazer a sua parte para termos uma região mais segura.


"A comunidade pode ajudar sendo nossos olhos e ouvidos. A polícia está sempre aqui para atender pelo telefone 190. Esse é o número mais importante que tem e todos devem saber, inclusive as crianças. Se um cachorro morder alguém, se o parente passar mal em casa, em qualquer situação de emergência a polícia pode ser acionada", esclarece.


Já nos casos de denúncias sérias e delitos, o número a ligar é 181.


"A gente averigua tudo que é passado. A denúncia entra numa fila de importância, mas tudo é apurado. O mais importante é que a pessoa nem precisa se identificar. A ligação é sigilosa".


Logo A Tribuna
Newsletter