Receita localiza mais de uma tonelada de cocaína no Porto de Santos

Tabletes da droga estavam escondidos em uma carga de café verde que seria despachada para o Porto de Antuérpia, na Bélgica

Por: Eduardo Velozo Fuccia & De A Tribuna On-line &  -  12/11/19  -  22:58
Cocaína estava escondida em sacas de café verde
Cocaína estava escondida em sacas de café verde   Foto: Divulgação/Receita Federal

A terceira maior apreensão de cocaína do ano no Porto de Santos ocorreu na tarde desta terça-feira (12), em um terminal de contêineres. Equipe da Divisão de Repressão da Receita Federal encontrou 1.096 kg da droga em uma carga de café verde. O destino do produto lícito é a Antuérpia, na Bélgica.


A cocaína já havia sido colocada dentro de um contêiner, que não apresentava sinais de violação do lacre. Suspeita-se que a introdução da droga no cofre de carga ocorreu sem o conhecimento dos exportadores e importadores do café. Essa técnica criminosa é denominada “rip-on/rip-off”.


Ninguém foi preso, e a Polícia Federal dá prosseguimento às investigações. A cocaína estava acondicionada em 33 sacas de juta. Após investigação prévia revelar a probabilidade da existência da cocaína escondida no carregamento de café verde, a Receita Federal inspecionou a caixa metálica com o uso de escâner.


A maior apreensão de cocaína neste ano no Porto de Santos ocorreu no dia 8 de março, quando foram achados 1.776 kg do entorpecente em uma carga de limões. Em 10 de setembro, a Receita Federal apreendeu a segunda maior quantidade: 1.482 kg da droga em um carregamento de açúcar.


Cerca de 20,5 toneladas de cocaína já foram interceptadas em 2019 no Porto de Santos. O recorde histórico de apreensões, 23,1 toneladas, foi registrado no ano passado.


Tabletes da droga seriam despachados para a Antuérpia, na Bélgica
Tabletes da droga seriam despachados para a Antuérpia, na Bélgica   Foto: Divulgação/Receita Federal

Logo A Tribuna
Newsletter