Prefeito anuncia inauguração da nova Delegacia de Mulher de Praia Grande

Nova unidade da DDM, no Guilhermina, será inaugurada no dia 19 de março

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  07/03/20  -  20:52
O caso será encaminhado para a Delegacia de Defesa da Mulher de Praia Grande
O caso será encaminhado para a Delegacia de Defesa da Mulher de Praia Grande   Foto: Carlos Nogueira/AT

Na véspera do Dia Internacional de Mulher (8), o prefeito Alberto Mourão (PSDB) anunciou que a nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Praia Grande será inaugurada no próximo dia 19 de março. Ainda na área da Segurança Pública, o município foi contemplado neste sábado (7) com a publicação no Diário Oficial do Estado do decreto de implantação da Delegacia Seccional de Praia Grande, que abrange também a cidade de São Vicente.


A nova DDM funcionará na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, no Guilhermina. No mesmo prédio da Delegacia de Defesa da Mulher de Praia Grande será implantado o Núcleo Especial Criminal (Necrim). Este órgão promove a mediação de conflitos de delitos de menor potencial ofensivo, prevenindo a ocorrência de crimes mais graves. Na inauguração das unidades é aguardada a presença do governador João Doria (PSDB), conforme Mourão.


“A DDM contará com salas para psicólogos e assistentes sociais. Ainda terá brinquedoteca para as crianças que acompanharem as mães vítimas. O prédio foi projetado para propiciar atendimento o mais humanizado possível às mulheres e aos seus filhos. As instalações modernas também oferecerão melhores condições de trabalho aos policiais e demais funcionários”, declarou o prefeito.


Decreto


Assinado pelo governador João Doria, o Decreto nº 64.846, de 6 de março de 2020, cria a Delegacia Seccional de Polícia de Praia Grande, classificada como de Classe Especial, na estrutura do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 6 (Deinter-6). A publicação no Diário Oficial sobre o novo organograma da Polícia Civil na região confirma notícia publicada por A Tribuna na edição de 16 de janeiro.


Um dia antes, o delegado geral de polícia do Estado, Ruy Ferraz Fontes, esteve em Praia Grande e antecipou à Reportagem que o município seria sede de uma nova delegacia seccional. “A Delegacia Seccional de Praia Grande possibilitará readequar a força policial no município. Ela terá autonomia e propiciará melhor atendimento à população”, explicou o chefe da Polícia Civil paulista. Atualmente, Praia Grande e São Vicente integram a Delegacia Seccional de Santos.


Em sua visita a Praia Grande, Fontes aproveitou para visitar as obras da nova unidade com Mourão e o delegado Manoel Gatto Neto, diretor do Deinter-6. A Seccional de Praia Grande funcionará em um prédio na Rua Guimarães Rosa, no Ocian. A previsão é de que a obra, a cargo da Prefeitura, esteja concluída em abril. No mesmo local, funcionarão a 3ª Companhia do 45º BPM/I e um destacamento da Guarda Civil Municipal (GCM).


Segundo o prefeito, é vontade do governador que todas as unidades estejam em um “complexo de segurança”. Ainda conforme Alberto Mourão, “a Delegacia Seccional de Praia Grande não é tratamento privilegiado que a cidade recebe. Trata-se da compensação de uma defasagem, de justiça que se faz necessária para equacionar o crescimento populacional que o município teve com as demandas de segurança”.


Mourão deve receber alta nos próximos dias, segundo boletim médico
Mourão deve receber alta nos próximos dias, segundo boletim médico   Foto: Irandy Ribas/ AT

Logo A Tribuna
Newsletter