Policiais do COE são baleados e Rota mata dois em São Vicente

Um tenente e um cabo da corporação ficaram feridos. Eles foram socorridos e passam bem

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  09/04/20  -  23:15
Atualizado em 09/04/20 - 23:29
Policiais baleados foram removidos ao Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, e passam bem
Policiais baleados foram removidos ao Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, e passam bem   Foto: AT

Iniciada no começo do mês, a guerra deflagrada pelo crime organizado contra a Polícia Militar na Área Continental de São Vicente teve novo capítulo na quarta-feira (8). Dois policiais do Comando de Operações Especiais (COE) foram baleados em um barco do grupo de elite. Acionados, patrulheiros das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) logo desceram a serra e a resposta veio rápida: dois bandidos foram mortos.


A guerra teve início no dia 1º de abril. Durante operação para coibir o tráfico de drogas, entre outros crimes, na Área Continental de São Vicente, equipes do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) foram surpreendidos por tiros, disparados inclusive na direção do helicóptero Águia, da Polícia Militar. O aparelho sobrevoava a área em apoio e a sua tripulação escapou ilesa, bem como os policiais em terra.


No dia seguinte, integrantes do 2º Baep voltaram ao local, conhecido como Mangue Seco. Na Rua Projetada H, foram recebidos a tiros pelo ex-presidiário Nilo Ferreira dos Santos Neto, de 27 anos, que portava uma pistola calibre .40 com a numeração raspada. Os policiais se abrigaram a tempo e revidaram, baleando o oponente no abdômen. O bandido faleceu no centro cirúrgico do Hospital Municipal de São Vicente.


Matas e rios


Apontado como o autor dos tiros contra o helicóptero Águia, o criminoso apelidado por Keko é procurado pelos policiais. Nessas buscas, o COE foi mobilizado, porque possui pessoal treinado e equipamentos para operações em matas e rios. Por volta das 16h de quarta-feira, um cabo e um tenente foram baleados enquanto navegam em um braço de rio, que fica nos fundos da Penitenciária II de São Vicente.


Outros membros do COE realizavam incursão pela mata fechada, mas tiveram que abortar a operação para prestar socorro aos colegas na embarcação. O tenente e o cabo foram atingidos, respectivamente, no braço direito e na coxa direita. Eles foram levados ao Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, e passam bem. O autor ou autores dos disparos fugiram e não foram identificados.


Rota no apoio


Em auxílio aos colegas do COE, policiais da Rota vieram de São Paulo em várias viaturas. Por volta das 19h, durante patrulhamento pela Estrada do Paratinga, na Área Continental de São Vicente, eles se depararam com um suspeito. Identificado depois como Rafael Luiz Lourenço da Costa, de 30 anos, ele tentou fugir atravessando a linha férrea e atirou contra os PMs, que revidaram.


Rafael portava uma pistola Glock 9 milímetros e errou os seus tiros. Ao contrário, os disparos da equipe da Rota foram certeiros, sendo o bandido levado ao Pronto-Socorro do Humaitá, onde morreu. Além da arma de uso restrito, o homem portava um rádio de comunicação e uma pequena mochila com estampa camuflada. Nela, havia 26 filetes de maconha, que totalizaram 104 gramas, e a quantia de R$ 42.


A Rota também trocou tiros com outro homem às 21h. Descrito como pardo e com idade entre 35 e 45 anos, ele saiu de um casebre na mata, às margens da Estrada do Paratinga, e disparou ao ver a viatura. Sem portar documentos, o desconhecido empunhava uma pistola Glock 380 e foi atingido no peito. Os policiais saíram intactos do confronto e solicitaram socorro ao bandido, que faleceu no PS do Humaitá.


Logo A Tribuna
Newsletter