Policiais do 3° DP de Santos contam com 'Spada' para agilizar elucidação de crimes

Em iniciativa inédita na Baixada Santista, Sistema Policial Avançado de Descobrimento de Autoria tem baixo custo e está sendo empregada em outras regiões do estado

Por: Eduardo Velozo Fuccia & De A Tribuna On-line &  -  06/09/19  -  12:44
Sistema Spada está sendo utilizado por policiais civis do 3º DP de Santos
Sistema Spada está sendo utilizado por policiais civis do 3º DP de Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Em uma iniciativa inédita na Baixada Santista, que poderá ser copiada e empregada em outras regiões do estado, a Polícia Civil adotou uma nova 'arma': Spada. Sigla de Sistema Policial Avançado de Descobrimento de Autoria, o Spada foi idealizado por policiais do 3º Distrito Policial de Santos para agilizar a elucidação de crimes.


Com baixo custo, pois requer apenas computador, cabo USB e, eventualmente, HD externo para aumentar a sua memória, o Spada é um arquivo de filmagens. O novo sistema é uma versão moderna dos álbuns fotográficos de criminosos que são folheados por vítimas e testemunhas nas repartições policiais.


A equipe da delegada Edna Pacheco Fernandes Garcia e do investigador Adriano Jorge de Mattos abastece o Spada com vídeos de câmeras de segurança fornecidos pelas próprias vítimas e testemunhas. “O sistema gera praticidade para vítimas e policiais, além de maior eficiência no esclarecimento de delitos, principalmente os contra o patrimônio, como furtos e roubos”, explica Mattos.


Segundo o investigador, é comum vítimas chegarem ao distrito com imagens de câmeras de segurança gravadas em seus celulares, porque as receberam dos responsáveis pelos equipamentos de filmagem. Antes do Spada, as vítimas eram orientadas a retornar ao 3º DP com a gravação salva em mídias (CD-R, DVD-R, pendrive, cartão de memória).


“Antes, as mídias não ficavam reunidas em um único arquivo, pois se referem a inquéritos distintos. Com isso, elas podiam ser extraviadas e não tínhamos um banco de vídeos para outras vítimas acessarem e, eventualmente, reconhecerem criminosos”, explica o investigador. Com o Spada, a vítima não precisa mais providenciar mídia para a gravação. A filmagem é copiada para o Spada na hora, por meio de um simples cabo USB, a partir do dispositivo apresentado pela vítima, seja celular, pendrive ou outro.


Em seguida, o dispositivo é devolvido para a vítima com o arquivo original, porque a cópia já foi salva no sistema da Polícia Civil. Porém, o Spada não é um mero armazenador de filmagens de crimes. Os policiais desenvolveram e ainda aperfeiçoam filtros de busca no Spada. As imagens são separadas em pastas de arquivo, conforme o modus operandi (modo de atuação) dos bandidos, as suas características físicas, os lugares dos delitos e outras informações.


“Tudo fica catalogado no Spada, com a menção do Registro Digital de Ocorrência (RDO) ao qual o vídeo se refere. Quando um caso é elucidado, copiamos o vídeo em mídia e a juntamos ao inquérito policial, porque vira prova do crime”, conclui Mattos.


Primeiros resultados


Desde a sua recente implantação, o Spada resultou no esclarecimento de um roubo e cinco furtos cometidos nos bairros Embaré, Aparecida e Macuco.


No roubo, um homem pilotando moto e fazendo menção de portar arma de fogo roubou o celular da funcionária de uma escola infantil na Rua Castro Alves, no Embaré.


Os furtos foram cometidos em uma casa e em quatro prédios. Em todos os delitos, foram levadas bicicletas. Três homens foram reconhecidos como os autores dos crimes.


Ocorrência do assalto foi registrada no 3º DP de Santos
Ocorrência do assalto foi registrada no 3º DP de Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Logo A Tribuna
Newsletter