Polícia Federal deflagra operação contra o tráfico de drogas no Porto de Santos

Denominada Alba Vírus, operação foi realizada no início da manhã desta terça-feira (27)

Por: De A Tribuna On-line  -  27/08/19  -  13:11
Denominada Alba Vírus, operação foi realizada no início da manhã desta terça-feira (27)
Denominada Alba Vírus, operação foi realizada no início da manhã desta terça-feira (27)   Foto: Carlos Nogueira/ AT

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), uma operação contra o tráfico internacional de drogas - denominada Alba Vírus - no Porto de Santos.


Após uma prisão em flagrante realizada em Guarujá no último dia 20, foram identificados diversos integrantes da organização criminosa, bem como diversos bens móveis e imóveis adquiridos com dinheiro do tráfico.


Com a análise dos celulares apreendidos em Guarujá, foram encontrados diversos vídeos nos quais os suspeitos aparecem ocultando grandes quantidades de cocaína em meio a cargas lícitas em contêineres que embarcaram em navios com destino a Europa. Segundo a Polícia Federal, o grupo teria sido responsável pela remessa de mais de 6 toneladas de cocaína.


Foram expedidos 42 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão temporária pela 5ª Vara Federal de Santos, em razão de representação policial nos autos do IPL 213/2019 – DPF/STS/SP, e decretado o sequestro de mais R$ 23 milhões em imóveis.


De acordo com a PF, a quadrilha utilizava portos brasileiros para mandar toneladas de droga, principalmente cocaína, para portos espalhados pelo mundo. Segundo ainda a corporação, a droga era transportada sem que os verdadeiros donos das cargas desconfiassem.


Os mandados estão sendo cumpridos nos Estados de São Paulo (São Paulo, Santos e Guarujá), Santa Catarina (Itajaí, Balneário Camboriú), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Bahia (Salvador), com a participação de 180 policiais federais.


A Operação foi batizada de “ALBA VIRUS”, em latim, significa vírus ou veneno branco, fazendo referência à cocaína, substância entorpecente objeto do tráfico internacional praticado pela Organização Criminosa.


Aos investigados estão sendo imputados os crimes de Organização Criminosa; Tráfico Internacional de Entorpecente e Associação para o Tráfico, sem prejuízo de eventuais outras implicações penais que possam surgir com o descortinar das investigações. 


Neste ano, 16,2 toneladas de drogas foram encontradas nos terminais portuários de Santos, sendo a maior parte destinada à Europa. No ano passado foram 23,1 toneladas.


Logo A Tribuna
Newsletter