Polícia Civil realiza a maior apreensão de maconha no ano na Baixada Santista

Dividido em 1.048 tijolos, que totalizaram mais de uma tonelada, o entorpecente foi encontrado no galpão de uma empresa de logística em São Vicente

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  23/10/19  -  11:15
Atualizado em 23/10/19 - 11:47
Polícia Civil prossegue com investigações para localizar suspeitos no esquema criminoso
Polícia Civil prossegue com investigações para localizar suspeitos no esquema criminoso   Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil apreendeu mais de uma tonelada de maconha em São Vicente, na tarde de terça-feira (22). É a maior apreensão da droga neste ano na Baixada Santista. Um homem foi preso em flagrante, mas outras pessoas estão envolvidas no esquema.


Dividido em 1.048 tijolos, que totalizaram 1.131 quilos, o entorpecente foi encontrado no galpão de uma empresa de logística situado na Avenida Antônio Bernardo, 280, no Humaitá. Esta via é marginal à Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, próximo à praça de pedágio.


Dois investigadores da Delegacia de Guarujá receberam informação de que grande quantidade de drogas teria sido levada de caminhão ao galpão. O tóxico estaria escondido em um carregamento de madeira.


Para checar a denúncia, os policiais pediram auxílio a colegas da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise). O portão principal do galpão estava aberto e nele se encontravam um controlador de acesso e o motorista de empilhadeira Josino Castor de Araújo Neto, de 63 anos.


Indagado sobre a entrada de um caminhão com madeira no local, Josino disse que não houve. Porém, as suas respostas "inseguras e tensas", segundo os investigadores, geraram suspeitas.


O controlador de acesso, por sua vez, confirmou que havia chegado um caminhão carregado com madeira, sendo o motorista de empilhadeira o responsável pela retirada da carga.


Ainda conforme o controlador de acesso, o veículo saiu da empresa vazio cerca de meia hora depois. Os investigadores, então, arrombaram uma parte fechada do galpão e se depararam com a carga de madeira e os tijolos de maconha.


Após o encontro da droga, Josino admitiu ter descarregado o caminhão, mas alegou ignorar que na carga de madeira havia a maconha. Segundo ele, outras seis pessoas participaram da operação, sob o comando de um homem que identificou apenas pelo apelido de "Campeão".


O motorista de empilhadeira foi levado à Dise, onde o delegado Rubens Eduardo Barazal Teixeira o autuou em flagrante por tráfico. Josino portava um celular, que foi apreendido. Por meio do aparelho, a Dise tentará identificar os demais participantes do esquema.


Logo A Tribuna
Newsletter