Polícia Civil prende 214 pessoas em megaoperação na Baixada Santista

Ao todo, foram apreendidos quatro armas de fogo e mais de 60 quilos de drogas. Operação ocorreu entre quarta e quinta-feira

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  17/12/20  -  22:02
Atualizado em 17/12/20 - 22:18
Ao todo, foram apreendidos quatro armas de fogo e mais de 60 quilos de drogas
Ao todo, foram apreendidos quatro armas de fogo e mais de 60 quilos de drogas   Foto: Divulgação/Polícia Civil

A última megaoperação da Polícia Civil na região em 2020 resultou na captura de 214 pessoas, sendo 31 em flagrante e 183 em decorrência de mandados de prisão. Além disso, houve a apreensão de 15 adolescentes e a detenção 147 acusados de infrações de menor potencial ofensivo, estes liberados após a elaboração de termos circunstanciados (TCs).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços


“Um disparo sequer foi dado. As prisões ocorreram sem qualquer resistência. A Polícia Civil agiu usando os melhores métodos de inteligência. Este trabalho marca o início da Operação Verão e será repetido outras vezes”, disse o diretor do 6° Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-6), delegado Manoel Gatto Neto.


A megaoperação mobilizou 378 policiais em 126 viaturas. Ela começou na quarta (16) e se estendeu até esta quinta-feira (17). Abrangeu as 24 cidades da área do Deinter-6, de Bertioga a Barra do Turvo, na divisa com o Paraná. Os agentes apreenderam quatro armas de fogo e 66 quilos de drogas, além de 111 comprimidos de ecstasy e 111 litros de lança-perfume.


Prejuízo ao crime


Segundo o chefe da Polícia Civil na região, os entorpecentes já estavam preparados em porções para a venda a varejo. Na hipótese de o comércio ilícito ser efetivado, ele renderia aos traficantes cerca de R$ 2 milhões. “O prejuízo que causamos foi um duro golpe no crime organizado”, destacou Gatto.


As drogas estavam divididas em 26,5 quilos de maconha, 38,1 quilos de cocaína e 1,5 quilo de crack. Deste montante, cerca de 13,5 quilos foram retirados de circulação por policiais da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes, em São Vicente, com as prisões de seis pessoas.


Outro foco da megaoperação foi o combate a crimes contra o patrimônio. Em Cubatão, houve a prisão de um acusado de roubos a caminhoneiros. Três assaltos já foram esclarecidos, mas o capturado é suspeito de outros. O homem também foi autuado em flagrante por tráfico, porque possuía drogas em sua residência.


Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em Itanhaém, policiais apreenderam material destinado à prática de golpes, como 478 chips de telefonia, quatro computadores, seis celulares, três HDs externos, seis pen drives e quatro máquinas de cartões de crédito e débito. Um homem foi preso. As investigações prosseguem.


Dados de todas as operações foram divulgados nesta quinta-feira
Dados de todas as operações foram divulgados nesta quinta-feira   Foto: Eduardo Velozo Fuccia/AT

Logo A Tribuna
Newsletter