Polícia apreende aparelhos de ar-condicionado e 30 quilos de cobre em ferros-velhos de São Vicente

De 10 estabelecimentos revistados, quatro continham materiais ilícitos e foram apreendidos

Por: De A Tribuna On-line  -  30/10/19  -  19:37

Desmanches e ferros-velhos de São Vicente foram alvo de operação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) e prefeitura nesta quarta-feira (30). Foram realizadas vistorias em 10 estabelecimentos, em quatro deles foram encontrados 30 quilos de cobre, produtos roubados e dois aparelhos de ar-condicionado que foram furtados de uma unidade de saúde no Parque Bitaru.


Os aparelhos encontrados pela polícia haviam sido instalados há menos de 10 dias, e teriam sido roubados no último fim de semana. Durante a operação, eles foram encontrados em um dos ferros-velhos vistoriados.


Segundo o delegado Luiz Ricardo Lara, da DIG, o trabalho visa coibir os furtos deste tipo de material para comercialização. “Quatro pessoas estão sendo investigadas. A polícia judiciária analisa os objetos arrecadados para decidir se devemos subsidiar o auto de prisão em flagrante ou instauração de inquérito policial”, disse em entrevista à TV Tribuna.


Os aparelhos encontrados pela polícia haviam sido instalados há menos de 10 dias, e teriam sido roubados no último fim de semana
Os aparelhos encontrados pela polícia haviam sido instalados há menos de 10 dias, e teriam sido roubados no último fim de semana   Foto: Solange Freitas/AT

Sobre a apreensão de cobre, o delegado afirma que o material é de fácil disseminação no mercado e, por isso, atrai usuários de drogas. “A Polícia Civil visa combater o furto e também o comércio de drogas, tendo em vista que a maioria dos que praticam esse delito têm histórico de uso de entorpecentes e substâncias ilícitas.”


Ainda de acordo com o delegado, quem comercializa produtos roubados está sujeito às penas de receptação qualificada, e podem responder pelo crime com reclusão de três a oito anos.


Suspeita é de que cobre tenha sido roubado de fiação de empresas de telefone
Suspeita é de que cobre tenha sido roubado de fiação de empresas de telefone   Foto: Solange Freitas/AT

Operação


A operação da DIG em conjunto com a GCM também foi realizada em Guarujá neste mês. Os três ferros-velhos vistoriados na cidade estão localizados nos bairros Sítio do Outeiro, Santa Rosa e Santo Antônio. As equipes apreenderam cabos de telefonia, relógio de luz, isoladores elétricos e rádios comunicadores, além de diversos outros produtos provenientes de roubos.


Logo A Tribuna
Newsletter