Operação da Polícia Federal em Roraima prende bandido em Santos

Operação Hipaspistas tem o objetivo de impedir a consolidação de lideranças de facção que atua dentro e fora de presídios em todo o país

Por: De A Tribuna On-line  -  10/07/19  -  19:50
Operação da Polícia Federal de Roraima prende bandido em Santos
Operação da Polícia Federal de Roraima prende bandido em Santos   Foto: André Gustavo Stumpf/Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal em Roraima deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Hipaspistas, que visa impedir a consolidação de lideranças de facção criminosa que atua dentro e fora do sistema prisional em todo o Brasil. Mais de 35 mandados de prisão preventiva foram expedidos, dois deles para Santos. Um suspeito foi preso na cidade, e outro segue foragido.


Mais de 150 policiais federais cumpriram, além dos mandados de prisão, 28 mandados de busca e apreensão. Outros municípios alvos da operação foram Boa Vista, Rorainópolis, Caracaraí e Mucajaí - no Estado de Roraima -, Londrina e Ponta Grossa - no Paraná. Os mandados foram expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas da Justiça Estadual em Roraima, após representação da autoridade policial pelas medidas.


Os crimes imputados aos alvos são a participação em organização criminosa, com uso de arma de fogo e com agravamento da pena para quem exerce o comando da organização, bem como o crime tráfico de drogas. As penas destes crimes, somadas, podem ultrapassar os 25 anos de prisão.


A operação contou com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional, da Divisão de Inteligência e Captura da Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima e do Ministério Público Estadual.


Preso em Santos


A operação incluiu dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão para Santos. Um dos suspeitos, de 25 anos, já havia sido preso na terça-feira (10) pela Polícia Militar, após se envolver em um tiroteio com equipes da corporação, junto a dois comparsas, também detidos. O segundo alvo dos mandados, de 30 anos, segue foragido.


Hipaspistas


O nome da operação remete às unidades de elite do exército macedônico que foram decisivas na batalha de Gaugamela (331 a.C.). Mesmo em desvantagem numérica de 5:1 a favor do exército de Dario III, as forças do imperador Alexandre derrotaram o exército opositor, centrando sua estratégia na liderança persa.


Logo A Tribuna
Newsletter