Operação da Polícia Civil na Baixada Santista resulta em 218 pessoas presas

Além disso, policiais apreenderam mais de 240 kg de drogas e oito armas de fogo

Por: Eduardo Velozo Fuccia & De A Tribuna On-line &  -  26/04/19  -  01:20
Delegados da região comentaram, em coletiva, resultado da operação da Polícia Civil
Delegados da região comentaram, em coletiva, resultado da operação da Polícia Civil   Foto: Eduardo Velozo Fuccia/AT

Duzentos e dezoito adultos foram presos na região durante operação da Polícia Civil que começou às 6h de quarta-feira (24) e terminou nesta quinta-feira (25), às 11h. Ainda houve a apreensão de 241,7 kg de drogas e de oito armas de fogo.


Entre os presos, 173 eram procurados da Justiça e 45 foram autuados em flagrante, conforme destacou o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6), delegado Manoel Gatto Neto.


Também ocorreram 295 detenções de autores de infrações penais de menor potencial ofensivo, que foram liberados após a elaboração de termos circunstanciados (TCs), e a apreensão de 47 adolescentes infratores.


Um dos capturados é apontado como “disciplina” do Primeiro Comando da Capital (PCC), com atuação em São Vicente. Ele foi preso por policiais da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Santos.


“O disciplina tem a função de comandar os julgamentos da facção criminosa. Com ele, foram apreendidas cartas que relatam um homicídio, que agora investigamos”, informou o delegado Ivan Agostinho, titular da Dise.


A operação ocorreu nos 24 municípios da Baixada Santista, do Litoral Sul e do Vale do Ribeira, na faixa compreendida entre Bertioga e Barra do Turvo, na divisa com o Paraná. Participaram dela 441 policiais em 132 viaturas.


Ao todo, foram retirados de circulação 227,6 kg de maconha, 13,6 kg de cocaína, 443 gramas de crack, comprimidos de ecstasy totalizando cinco gramas e 120 litros de lança-perfume. Na maior apreensão, 208 kg de maconha foram achados dentro de um ônibus em Juquiá.


Âmbito nacional


A operação do Deinter-6 não se confunde com a deflagrada no país pelas polícias civis dos 26 estados e do Distrito Federal, das 6h às 17h de quarta-feira (24), para capturar autores de crimes graves, como homicídio, latrocínio, estupro e roubo, frisou Gatto.


“Na operação nacional, denominada #PC27, o Deinter-6 teve participação bastante positiva, porque prendeu 86 pessoas na região, além de cerca de 20 adolescentes. Em todo o estado, foram cerca de 2 mil capturas. No país, aproximadamente 4 mil”, divulgou o chefe da Polícia Civil na região.


Logo A Tribuna
Newsletter