Operação apreende 8 vans de transporte clandestino de passageiros entre São Paulo e Baixada

Ação foi realizada nas últimas quinta (19) e sexta-feira (20) por policiais militares rodoviários e equipes da Artesp

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  22/09/19  -  23:23
Atualizado em 22/09/19 - 23:50
  Foto: Artesp/Divulgação

Oito vans que faziam o transporte clandestino de passageiros entre São Paulo e a Baixada Santista foram apreendidas ao trafegarem pelo Sistema Anchieta-Imigrantes.


Nas últimas quinta (19) e sexta-feira (20), policiais militares rodoviários e equipes da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) realizaram operação conjunta para coibir o transporte irregular.


Ao todo, 38 veículos foram vistoriados. Os oito que foram apreendidos não possuem cadastro junto à Artesp e, consequentemente, não têm autorização da agência reguladora para realizar a atividade.


Riscos


A utilização do transporte clandestino traz riscos aos passageiros, porque os veículos não passam pelas vistorias exigidas pela Artesp para atuar no segmento.


Além disso, não há garantia de que o motorista está devidamente habilitado para a prestação do serviço.


Quando o transportador irregular é flagrado, o veículo é retirado de circulação e os passageiros são realocados em um ônibus devidamente regulamentado.


Consulta


Os usuários podem consultar no site da Artesp (www.artesp.sp.gov.br/transporte-coletivo-fretamento.html) se a empresa é regulamentada. Basta saber a placa do veículo ou o CNPJ da empresa.


A consulta vale para qualquer grupo de passageiros interessado em contratar o serviço de fretamento para viagens intermunicipais no estado.


A simples consulta evita eventuais transtornos e dá maior garantia de segurança para as viagens. As empresas legalizadas devem afixar nos veículos o logotipo da Artesp e ainda ostentar no para-brisa a letra “F”, de fretamento.


Logo A Tribuna
Newsletter