Número de assassinatos cai, mas roubos aumentam quase 10% na Baixada Santista

Estatísticas da Secretaria de Estado da Segurança Pública mostram queda de 53,8% nos homicídios e alta de 9,8% nos assaltos em janeiro

Por: Maurício Martins  -  26/02/20  -  09:52
PM ressalta ações para evitar homicídios e quer conversar com prefeituras sobre roubos em shows
PM ressalta ações para evitar homicídios e quer conversar com prefeituras sobre roubos em shows   Foto: Carlos Nogueira/AT

O número de homicídios dolosos (intencionais) teve queda de 53,8% em janeiro desde ano, em relação ao mesmo período de 2019. As nove cidades da Baixada Santista registraram 6 assassinatos no mês passado, contra 13 no ano anterior. Os dados, que fazem parte das estatísticas oficiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e mostram uma tendência: de 2018 para 2019 também houve diminuição de 40,9% (de 22 para 13).  


Vale lembrar que janeiro é um mês em que a Polícia Militar (PM) conta com reforço de efetivo da Operação Verão + Seguro. Nesta temporada, 1.984 policiais militares foram destacados incrementar o patrulhamento ostensivo na região. Para o coronel Rogério Silva Pedro, comandante da PM local, a operação é fundamental para a região, mas outros fatores levaram à redução das mortes.  


“É o menor indicador de homicídios e de tentativas de homicídio da história para janeiro. Resultado do trabalho de saturação e busca incessante da PM nos locais onde isso pode ocorrer. Também quero destacar a identificação de autores pela Polícia Civil, que é alta. Isso também é uma forma de prevenir”, afirma o coronel, ressaltando que não houve feminicídio em janeiro na região.  


Roubos 


Se as mortes violentas foram reduzidas, o mesmo não aconteceu com os roubos gerais, principalmente a pedestres. Só em janeiro foram 1.518 assaltos, quase 50 todos os dias. Essa modalidade criminosa, em que os infratores usam armas para ameaçar as vítimas, aumentou 9,8%, na comparação com o mesmo período de 2019, quando foram registradas 1.383 ocorrências do tipo. 


Ou seja, o aumento do número de policiais não foi suficiente para inibir os ladrões. “Este ano tivemos muitos shows, acima da média, principalmente em Mongaguá e São Vicente, que acabaram comprometendo um pouco. Vamos conversar com os municípios sobre cautelas. Porque show a céu aberto dificulta o trabalho da polícia”, diz o comandante. 


Outros crimes 


Foi registrado um caso de latrocínio (roubo seguido de morte) em janeiro, mesmo número do ano passado. Já o número de estupros caiu 18%, de 50 para 41. Praia Grande foi onde mais pessoas foram estupradas no mês passado: 11.  


O roubo de veículos caiu 11,8%, de 127 para 112, sendo São Vicente a cidade com pior índice, foram 27 carros levados à mão armada. Os furtos gerais caíram 7% e os furtos de veículos subiram 7,4%.  


Logo A Tribuna
Newsletter