Laudo atesta que 'Maníaco da Peruca' tem esquizofrenia

Documento, publicado nesta segunda-feira (16), foi realizado a pedido da defesa do réu, que alegou que ele não pode responder por seus atos

Por: De A Tribuna On-line  -  16/12/19  -  23:10
Flávio do Nascimento Graça, de 39 anos, foi preso na manhã desta quinta, em Santos
Flávio do Nascimento Graça, de 39 anos, foi preso na manhã desta quinta, em Santos   Foto: Reprodução

O dentista Flávio do Nascimento Graça, de 39 anos, apelidado de 'Maníaco da Peruca' e acusado de três assassinatos em Santos, foi diagnosticado com esquizofrenia. O laudo, publicado nesta segunda-feira (16), foi realizado a pedido da defesa do réu, que alegou que ele não pode responder por seus atos. Flávio está preso desde novembro de 2018 no presídio de Tremembé (SP).


O documento, assinado pelos médicos peritos psiquiatras Wlademir Bacellar do Carmo Filho e Fabiano Furtado de Oliveira, atesta que o acusado, “por sua doença mental, era parcialmente incapaz de entendimento e totalmente de determinação, salvo melhor juízo”. Ainda de acordo com os profissionais, o diagnóstico é de “esquizofrenia paranoide”, e o prognóstico “não é bom, doença grave e muito incapacitante”.


O laudo ainda cita que o réu “diz que as vozes o mandaram matar os donos da clínica, julga que eles iriam destruí-lo”.


O histórico de sua doença descreve que, “na adolescência, fez uso de várias drogas, como maconha, cocaína, crack e ectasy. Relata ter consumido por mais tempo e com maior frequência a cocaína. Relata ter começado a ouvir vozes com 29 anos, e que essas vozes diziam que estava sendo perseguido por várias pessoas, como os donos da clínica, um policial que foi seu paciente e uma ex-namorada que seria, na época dos fatos, amante de uma das vítimas. Mãe e irmã confirmam que ele se sentia perseguido, e que uma inundação na sua clínica piorou muito o estado mental do réu, tendo ele se isolado, não saindo de casa. Diz que procurou um psiquiatra meses antes dos fatos, mas que esse teria dito que ele não precisava de medicação. Está em uso de medicação na cadeia”.


A expectativa era de que o acusado fosse a júri popular pela Vara do Júri e das Execuções Criminais da Comarca de Santos, mas, com o laudo, ele pode ser considerado inimputável. Ou seja, não seria responsabilizado por seus atos e, provavelmente, seria internado em um manicômio judiciário.


Por causa do RG adulterado, Flávio será investigado e deverá responder por mais um crime
Por causa do RG adulterado, Flávio será investigado e deverá responder por mais um crime   Foto: Reprodução

Relembre o caso


O dentista Flávio do Nascimento Graça é suspeito de ser responsável pelas mortes de três pessoas ligadas a uma clínica dentária em Santos. A motivação dos crimes seria vingança, já que o profissional não aceitaria a concorrência de outro consultório odontológico na mesma rua, situação que teria levado o dentista à falência. O homem, considerado 'serial killer' pela polícia, ficou quatro anos foragido e foi detido em novembro do ano passado, em um apartamento no bairro Pompéia.


De acordo com as investigações da polícia, ele matou três irmãos proprietários da Clínica Americana: Agilson Corrêa de Carvalho, Aldacy Correa de Carvalho e Arnaldo Correa de Carvalho. As vítimas foram mortas a tiros.


No dia 23 de dezembro de 2014, o empresário Agilson Corrêa de Carvalho, de 54 anos, foi morto com um tiro na cabeça quando saía da clínica. No dia 15 de julho de 2015, Aldacy Correa de Carvalho, de 56 anos, também foi assassinada ao sair de uma das unidades da clínica, que fica no Centro de Santos. Ela estava acompanhada por outras duas pessoas, que também foram alvos dos disparos. Uma delas era Arnaldo Correa de Carvalho, de 54 anos, que morreu após passar quatro meses internado.


O dentista mantinha duas clínicas no Centro de São Vicente quando, em meados de 2007, os irmãos abriram um consultório ao lado e acabaram ficando com a clientela de Fábio, que veio a falir. Segundo o depoimento de uma ex-funcionária de Flávio na época, ele sequer assistia canais que divulgavam comerciais da clínica dentária 'rival', a Clínica Americana.


Durante as investigações, a polícia detectou que, após os crimes, o dentista apagava as pistas. Na época, a Polícia Civil também cumpriu mandados de busca e apreensão na residência onde o dentista morava. No local, os agentes encontraram diversos livros de bruxaria e magia negra.


 Flávio do Nascimento Graça utiliza peruca antes de tentativa de homicídio no Gonzaga, em Santos
 Flávio do Nascimento Graça utiliza peruca antes de tentativa de homicídio no Gonzaga, em Santos   Foto: Reprodução

Logo A Tribuna
Newsletter