Irmão do ex-jogador Baiano morre após ser assaltado em Santos

Camelô Cosme Almeida Lima, o Dão, foi agredido por dupla; IML atestou como causas da morte insuficiência respiratória, além de hemorragia e trauma pulmonar

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  26/12/18  -  22:18
Cosme Almeida Lima, o Dão, faleceu na noite da última terça-feira, em Santos
Cosme Almeida Lima, o Dão, faleceu na noite da última terça-feira, em Santos   Foto: Reprodução/Facebook

Irmão do ex-jogador de futebol e atual técnico Baiano, o camelô Cosme Almeida Lima, o Dão, de 43 anos, morreu após ser roubado e agredido por dois ladrões, no Centro de Santos. Não há maiores informações sobre o latrocínio, que foi cometido por dois homens na madrugada de terça-feira (25), Dia de Natal, na Rua João Pessoa, próximo à Praça dos Andradas.


Dão reagiu ao assalto e foi agredido pela dupla, que fugiu levando uma carteira de couro marrom contendo documentos, cartões bancários e cerca de R$ 50,00. O camelô prestou essas informações ao filho Michael Menezes de Almeida, de 23 anos, ao chegar pela manhã em casa, no Monte Serrat.


Cosme deixa mais dois filhos: um jovem de 20 anos e uma menina de 7.


Alta e retorno


Dão também disse que já havia passado pela Unidade de Pronto Atendimento Central (UPA) Central, sendo medicado e liberado. À tarde, ele passou mal e retornou à repartição pública de saúde, sendo constatada a necessidade de repouso.


O camelô morreu às 20h10, sendo o caso comunicado na Central de Polícia Judiciária (CPJ). O delegado Edmilson Sanches registrou o crime como roubo seguido de morte (latrocínio) e requereu a realização de exame necroscópico.


De acordo com Michael, o Instituto Médico-Legal (IML) de Santos atestou como causas da morte do pai insuficiência respiratória, além de hemorragia e trauma pulmonar.


A UPA Central é gerenciada pela Fundação do ABC – pessoa jurídica de direito privado qualificada como organização social de saúde (OSS). Por meio de nota, a fundação reiterou que o paciente passou por atendimento médico, recebeu alta devido ao estado de saúde, e retornou na parte da tarde om novas queixas. Em seguida, convulsionou e teve parada cardiorrespiratória, indo a óbito em seguida.


A organização social afirmou que o caso está sendo encaminhado para apuração interna por duas comissões da UPA, registradas no Conselho Regional de Medicina – a Comissão de Ética Médica e a Comissão de Óbitos –, no intuito de garantir que todos os procedimentos adotados seguiram os padrões técnicos estabelecidos.


Baiano


Dermirval de Almeida Lima, o Baiano, de 40 anos, compareceu ao sepultamento do irmão, às 15 horas desta quarta-feira, no Cemitério da Areia Branca. “Pude ver o quanto o Dão era querido. Muitos camelôs e amigos estiveram no enterro”, disse o atleta.


Ele espera que a divulgação do latrocínio contribua para a Polícia Civil esclarecer o crime e prender os assaltantes. “Acredito na justiça divina, mas é necessário que também se faça a justiça dos homens. O crime não pode ficar impune”.


Com duas passagens pelo Santos, o lateral-direito Baiano também jogou no Palmeiras, Vasco da Gama, Atlético Mineiro, Boca Juniors e Seleção Brasileira olímpica, entre outros times do País e do Exterior.


Com a carreira encerrada como jogador, Baiano começa 2019 com um novo desafio no futebol profissional. Ele comandará como técnico o Clube Atlético Taboão da Serra, que disputará a Série A3 do Campeonato Paulista.


Irmão de Dão, Baiano atuou em clubes como Santos, Palmeiras e Boca Juniors
Irmão de Dão, Baiano atuou em clubes como Santos, Palmeiras e Boca Juniors   Foto: Reprodução/Facebook

Logo A Tribuna
Newsletter