Homem é preso em Guarujá após amarrar cão em fio elétrico e deixá-lo sem água e alimento

Após denúncias de maus-tratos, operação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental e equipe do Bem-estar Animal resgataram o animal

Por: Por ATribuna.com.br  -  10/04/21  -  20:28
 Local estava sujo e o cachorro não tinha aceso a alimento ou água
Local estava sujo e o cachorro não tinha aceso a alimento ou água   Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental

Um cachorro que sofria maus-tratos foi resgatado na sexta-feira (9), no bairro Pae Cará, em Guarujá. O animal vivia em condições precárias e sem possibilidade de locomoção, pois estava amarrado em um fio elétrico. O resgate aconteceu após uma denúncia anônima, que mobilizou uma operação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental e equipes do Bem-estar Animal da cidade. O homem responsável pelo cão foi preso em flagrante.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Após receberem a denúncia, as autoridades foram até o endereço citado, onde encontraram o morador que confirmou ser dono de um cachorro. Desta forma, as equipes entraram na residência e viram o animal no quintal. O cão estava amarrado com um pedaço de fio elétrico em uma das vigas de sustentação do imóvel, sem conseguir se locomover.


Além disso, o local estava sujo e o cachorro não tinha acesso a alimento ou água. De acordo com a PM Ambiental, o animal também tinha aparência esquelética, a pata traseira direita inchada e com um torniquete, grande quantidade de carrapatos e pulgas e falta de força para se sustentar.


Ao ser questionado sobre as condições do cão, o responsável afirmou que estava cuidando do animal há poucos meses. Sobre a pata machucada, o homem disse que algumas pessoas bateram no cachorro há um certo tempo. Porém, o dono do animal não respondeu quando foi perguntado sobre a razão de não procurar tratamento para o cão.


Desta forma, as equipes entraram em contato com uma veterinária que informou se tratar de um caso de maus-tratos e elaborou um relatório médico atestando a condição do animal. Diante da situação, foi dada voz de prisão em flagrante ao responsável pelo cachorro, conforme o artigo 32 da Lei 9605/98, alterada pela Lei 14.064/20 no artigo 2º, que acresce ao artigo 32 do parágrafo 1-A. O tempo de reclusão é previsto entre dois e cinco anos.


O homem foi conduzido ao 2º Distrito Policial de Guarujá, onde o delegado de plantão ouviu todos os fatos e ratificou a prisão. O acusado segue à disposição da Autoridade Policial na cadeia anexa ao DP.


O cachorro


Cão está sob cuidados de especialistas.
Cão está sob cuidados de especialistas.   Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental

O animal foi apreendido e encaminhado ao órgão municipal, onde permanece sob os cuidados técnicos de especialistasa para reabilitação. Após ser tratado, a situação do cachorro será analisada.


Logo A Tribuna
Newsletter