Homem é preso com arma e munições arremessadas em canal de Santos

Prisão do suspeito ocorreu após perseguição policial por vias do José Menino, na madrugada desta quinta-feira (23)

Por: Por ATribuna.com.br & Com informações de Eduardo Velozo Fuccia &  -  23/07/20  -  18:30
Armamento foi arremessado em um canal no bairro José Menino, em Santos
Armamento foi arremessado em um canal no bairro José Menino, em Santos   Foto: Divulgação/PM

Um homem, de 37 anos, foi preso em flagrante, na madrugada desta quinta-feira (23), por porte ilegal de arma, no bairro José Menino, em Santos. Com o suspeito, policiais militares localizaram uma pistola Glock, de calibre 380, 47 projéteis intactos e apetrecho para disparos contínuos. Na tentativa de fugir  da abordagem, o acusado arremessou o armamento em um canal da Avenida Barão de Penedo. 


Segundo a PM, a ocorrência se deu por volta de 0h50, ocasião em que os policiais da 2ª Cia que realizavam o patrulhamento pelas vias do José Menino. Os agentes desconfiaram do comportamento do condutor de uma motocicleta que trafegava próximo ao Orquidário Municipal.  


Ainda conforme relatos dos policiais, o acusado demonstrou nervosismo ao verificar a aproximação da viatura. Ao tentar abordá-lo, acionando os sinais luminosos e sonoros da viatura, o homem fugiu, realizando manobras bruscas por diversas vias. 


Na Rua Alfredo Ximenes, o acusado arremessou no chão o seu capacete e continuou a fuga. Momentos depois, na Avenida Barão de Penedo, ele sacou a pistola da cintura e a arremessou para o interior do canal. 


Quando chegou na Praça Washington, em frente ao Orquidário, o suspeito dispensou uma caixa com 29 munições e continuou a fugir. A moto só foi interceptada na Rua Guilherme Álvaro. O homem foi revistado, sendo encontrados no bolso da bermuda três cartuchos de calibre 380.


Policiais militares de outra viatura foram acionados e conseguiram recolher pelo trajeto os materiais dispensados, entre os quais a pistola jogada no canal. A arma estava municiada com 15 cartuchos. Ela possui seletor de rajada - equipamento que a torna automática e de uso restrito.


O delegado Marcelo Gonçalves da Silva, da Central de Polícia Judiciária (CPJ), autuou o suspeito em flagrante por dirigir veículo automotor sem ser habilitado e porte ilegal de arma de fogo e munição. "O indiciado não possui habilitação para conduzir motocicleta e, ao fugir da Polícia Militar, gerou perigo de dano à coletividade".


Ele foi encaminhado à cadeia e não quis se manifestar, invocando o direito constitucional ao silêncio. No dia 5 de setembro de 2011, em Santos, policiais militares prenderam o mesmo homem com um revólver calibre 38 e nove balas. Apesar de não ser habilitado, ele também dirigia um carro.


Naquela ocasião, ele forneceu nome falso para ocultar a sua condição de procurado da Justiça, mas os PMs logo descobriram a mentira. Embora o revólver estivesse com a numeração raspada, foi possível apurar que ele pertence à Polícia Militar do Estado de São Paulo. 


Logo A Tribuna
Newsletter