Golpista se passa por funcionário de loja de eletrodomésticos para vender celulares

Vítima do crime é moradora de Cubatão, e foi até São Paulo para tentar retirar os produtos com estelionatário

Por: Marcela Ferreira & De A Tribuna On-line &  -  04/09/19  -  16:54
  Foto: Imagem ilustrativa/Valter Campanato/Agência Brasil

Com a criação de grupos de vendas e trocas nas redes sociais, uma nova modalidade de golpes surgiu. Foi o que aconteceu com um morador de Cubatão, que prefere não ser identificado, Ao comprar dois aparelhos da marca Apple, modelo iPhone, ele foi vítima de estelionato praticado por um homem que afirmava ser funcionário das Casas Bahia.


Em entrevista para A Tribuna On-line, o cubatense conta que o preço dos aparelhos chamou sua atenção no anúncio feito em um grupo do Facebook, publicado por ‘Caroline Silva’ – possivelmente membro da quadrilha. Em contato com ela, a vítima diz que foi direcionada a entrar em contato com ‘Anderson’ pelo WhatsApp, para negociar.


“O anúncio dizia que o celular vinha em uma caixa lacrada, com nota fiscal”, diz o cubatense. “Eu trabalho em São Paulo, então combinei um local lá para fazer esse encontro e buscar os celulares”. O golpista afirmou que era funcionário das Casas Bahia, e que por isso teria acesso ao desconto e venderia os aparelhos “por fora”. Os dois aparelhos seriam vendidos por um total de R$ 3.500,00.


A vítima caminhou junto do golpista em direção a um prédio, enquanto realizava a transferência bancária para a conta informada. Anderson, então, subiria para um apartamento para buscar os celulares, mas não voltou. O estelionatário pediu que a vítima ficasse vigiando caso a polícia passasse no local.


Eles se encontraram em frente à loja onde Anderson disse que trabalhava, que fica na região do Theatro Municipal de São Paulo. “Ele disse que era funcionário, e não poderia ser visto ali, porque saberiam que ele estava negociando algo”, contou a vítima do golpe. Além disso, o estelionatário disse que seu ‘tio Fernando’ era gerente da loja, e realizava ligações para confirmar se ele havia recebido o dinheiro da compra.


Estelionatário afirmou ser funcionário das Casas Bahia e disse que estaria vendendo produtos com desconto
Estelionatário afirmou ser funcionário das Casas Bahia e disse que estaria vendendo produtos com desconto   Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

“Eu estava em uma ligação com ele, que caiu quando ele entrou no prédio. Depois, só me mandava mensagens dizendo que tinha tido um problema. Depois de meia hora, ele ainda não tinha saído, e comecei a desconfiar. Creio que ele tenha saído por outra porta”, explica.


Procurada pela redação de A Tribuna On-line, as Casas Bahia informaram que buscam orientar, constantemente, os clientes a realizarem compras somente nos canais oficiais da empresa. Recomenda-se que os consumidores façam denúncias das páginas e perfis referidos, para que sejam tomadas as providências cabíveis ao caso. 


Estelionatário tinha perfil carismático


Segundo a vítima, o golpista era “uma pessoa que fala muito bem”. Ele estava vestido com calça preta, camisa rosa, boné e óculos, tem pele negra e tatuagens. “Ele tinha uma lábia muito boa”, conta ao explicar que não desconfiou tratar-se de um golpe antes. “Hoje, com a cabeça mais fria, eu percebo um monte de evidências.”


Quando Anderson parou de atender as ligações da vítima, o cubatense resolveu informar o ocorrido ao banco. “O banco disse que na conta de destino para a qual eu tinha transferido, já não havia mais dinheiro”, indicando que o valor já havia sido sacado por outra pessoa. Agora, a vítima espera por uma restituição com base no Boletim de Ocorrência, que registra o caso como estelionato.


On-line


Após o incidente, a vítima conta que tentou realizar novos contatos com o golpista através de outros números, fingindo ser alguém com interesse em comprar os aparelhos celulares. “Ele continua com o mesmo número e está online, provavelmente fazendo a mesma coisa com outras pessoas”, desabafa.


Já o perfil de ‘Caroline Silva’ e a publicação da venda foram excluídos da rede social.


Logo A Tribuna
Newsletter