Foto de supostos ladrões disfarçados de agentes de saúde em Santos é fake news

Grupos de WhatsApp divulgam que supostos bandidos estariam cometendo crimes nos bairros Vila Belmiro e Pompéia

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  20/03/20  -  22:09
Imagem de supostos ladrões em Santos é fake news, segundo delegados de polícia
Imagem de supostos ladrões em Santos é fake news, segundo delegados de polícia

Circula pelo WhatsApp a foto de três homens com máscaras brancas. Eles vestem aventais da mesma cor e também usam toucas azuis. A imagem é acompanhada de uma mensagem alertando que o trio se passa por agentes de saúde e simula ações de prevenção à propagação do coronavírus para assaltar condomínios em Santos. No entanto, dois delegados procurados nesta sexta-feira (20) por ATribuna.com.br afirmaram que a postagem é fake news.


Congelada de uma suposta câmera de segurança, que marca 17h28 do dia 18 de março, a foto foi compartilhada no aplicativo para dizer que os “ladrões” agiram em prédios na Vila Belmiro e Pompéia. Os bairros ficam nas áreas do 2º e 7º distritos policiais de Santos, respectivamente. “Até o momento [20 de março, 17h], não houve qualquer comunicação de roubo”, afirma Alexandre Aranha, titular do 2º DP.


O delegado Jorge Álvaro Gonçalves Cruz, do 7º DP, é taxativo. “A postagem é fake. Ninguém nos procurou e o nosso Setor de Investigação também não confirmou nada nesse sentido”. ATribuna.com.br apurou que a mesma imagem foi compartilhada junto de áudio no WhatsApp para informar que os supostos agentes de saúde fizeram “arrastão” em apartamentos de um prédio em Blumenau (SC).


“A Polícia Civil está atenta para reprimir toda forma de fake news que tem sido disseminada, inclusive, por redes sociais, chamando seus autores à responsabilidade criminal”, diz o delegado seccional de Santos, Carlos Topfer Schneider. Parte das pessoas que propagam notícias falsas pelo aplicativo age de boa-fé. Porém, a pretexto de alertar, elas causam pânico, por acreditar na veracidade da informação e a repassar sem checar.


Logo A Tribuna
Newsletter