Estudantes entram com arma de airsoft em universidade e geram boatos e pânico em Santos

Episódio ocorreu no Centro Universitário São Judas – Campus Unimonte. Dois alunos foram detidos e liberados em seguida

Por: Cássio Lyra & De A Tribuna On-line &  -  19/03/19  -  09:30
  Foto: Divulgação

Três estudantes foram vistos com uma arma de airsoft em frente a uma universidade em Santos e acabaram gerando uma grande confusão, onda de boatos e um princípio de pânico, na noite desta segunda-feira (18).


O episódio ocorreu por volta das 21h, no Centro Universitário São Judas – Campus Unimonte, localizado no bairro Vila Mathias. Segundo a Polícia Militar, um dos jovens teria levado a pistola de airsoft - esporte que simula situações de combate; a arma dispara bolinhas de plástico - para emprestar a um colega de sala.


Ainda de acordo com a PM, a corporação foi acionada, via telefone 190, por uma pessoa que, ao passar de bicicleta, alegou ter visto os três rapazes manuseando uma arma de fogo do lado de fora da faculdade, na Rua Júlio Conceição. Logo depois, dois dos estudantes entraram na unidade, enquanto que o terceiro foi para casa.


O boato de que havia um ou mais homens armados na faculdade ganhou proporção, por meio de grupos de WhatsApp, e gerou um princípio de pânico. Muitos estudantes saíram às pressas do local, enquanto classes inteiras se trancaram nas salas de aula.


Movimentação de viaturas na frente de universidade
Movimentação de viaturas na frente de universidade   Foto: Arquivo Pessoal

Equipes foram deslocadas à universidade e passaram a fazer buscas por três jovens com as características descritas. Com o apoio das câmeras de monitoramento do estabelecimento, os policiais identificaram um dos alunos e o abordaram.


O suspeito admitiu que realmente estava com amigos manuseando uma arma de airsoft do lado de fora da faculdade, mas que não estava mais com ela, fornecendo o contato do estudante que ficou com a pistola. Os agentes se encontraram com o rapaz e localizaram a arma.


Dois dos três estudantes envolvidos foram conduzidos para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) em Santos para o registro da ocorrência. Em depoimento, a dupla disse que o terceiro jovem não compareceu à delegacia por estar com medo. Representantes da universidade também foram ao plantão. À PM, a dupla afirmou que não tinha a intenção de causar pânico, e um dos alunos informou que levou a arma para emprestá-la a um dos colegas.


Delegado João Octávio de Mello explicou que arma é usada para a prática esportiva
Delegado João Octávio de Mello explicou que arma é usada para a prática esportiva   Foto: Cássio Lyra/AT

Os jovens foram liberados após depoimento ao delegado João Octávio de Mello. A arma ficou apreendida, e só será liberada após o dono apresentar sua nota fiscal. "O jovem que diz ser o proprietário da arma não possui antecedentes criminais. Apresentando a nota fiscal do objeto, ele será devolvido. Se trata de uma arma utilizada para a prática esportiva, o que pode ser reparado pelo detalhe em laranja nela", explicou o delegado.


Por meio de suas redes sociais, a Universidade São Judas postou uma mensagem para informar que houve um boato de que uma pessoa teria entrado armada na faculdade, mas que a PM foi acionada e não constatou qualquer arma de fogo no campus.


A instituição complementou dizendo que, por orientação das autoridades, emitirá um comunicado oficial nesta terça-feira (19) com mais detalhes, e que a mensagem era apenas para tranquilizar, “dadas às proporções que o caso tomou, justificável principalmente devido à grande comoção que toma conta do país”, referindo-se ao massacre em uma escola de Suzano, que deixou dez pessoas mortas.


Ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos
Ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos   Foto: CPJ

Logo A Tribuna
Newsletter