Equipe da GCM de Praia Grande flagra dupla roubando orquídeas de unidade de conservação

Homens estavam com facões e caixas para transportar as plantas ilegalmente

Por: Por ATribuna.com.br  -  19/11/20  -  11:26
Guardas flagram dupla roubando orquídeas de unidade de conservação em PG
Guardas flagram dupla roubando orquídeas de unidade de conservação em PG   Foto: Divulgação

Dois homens que extraíam 23 unidades de orquídeas em uma área de conservação ambiental de Praia Grande foram flagrados pela Guarda Ambiental. A ação ocorreu no Parque Estadual Serra do Mar - Unidade Itutinga Pilões no último sábado (14). Os acusados levavam facões e caixas para o transporte das plantas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Uma equipe do grupamento realizava vistoria em uma trilha que dá acesso ao parque quando viu dois homens com roupas adaptadas para extrativismo, facões corta-mato presos à cintura e as caixas contendo as plantas.


Nas caixas, havia 23 unidades da orquídea da espécie Rodriguezia Venusta, acondicionadas em sacos plásticos, evidenciando a extração irregular. "Trata-se de uma espécie nativa e comum na Mata Atlântica, mas é explorada por ser de uso ornamental. Toda extração vegetal demanda de autorização específica", disse o  inspetor Fábio Rogério Marques.


A dupla foi levada para a Delegacia Sede da Cidade e o material apreendido. Eles foram enquadrados no artigo 50 da Lei de Crimes Ambientais e aplicação de multa no valor de R$ 13.800,00, respondendo em liberdade. As orquídeas já foram devolvidas ao habitat natural, no Parque Estadual Serra do Mar.


Logo A Tribuna
Newsletter