Dono de depósito de sucata é preso por receptação

Cabos de procedência criminosa foram achados escondidos atrás de uma porta, em lugar diferente de onde estavam os demais materiais recicláveis.

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  18/11/19  -  16:19
  Foto: Divulgação/ Polícia Civil

O dono de um depósito de reciclagem de sucata no Jardim Nova República, mais conhecido por Bolsão 8, foi preso em flagrante porque policiais do 2º DP de Cubatão encontraram no local cerca de 11,5 quilos de cabos telefônicos de cobre furtados.


O depósito fica na Rua José Rodrigues dos Santos, 392. Segundo os policiais, os cabos de procedência criminosa foram achados escondidos atrás de uma porta, em lugar diferente de onde estavam os demais materiais recicláveis.


Wellington Marques da Silva, de 25 anos, exibiu aos investigadores um certificado de microempreendedor individual (MEI). No documento constam “reciclador de sucatas” como a atividade principal e o endereço do próprio local da vistoria.


Segundo o chefe dos investigadores de Cubatão, Marcelo Mendes, a equipe do 2º DP (Casqueiro) se dirigiu ao depósito do Bolsão 8 para checar suspeitas de que ali eram comprados produtos de origem ilícita.


“O delegado Jorge Álvaro Gonçalves Cruz, titular do município, recomendou às equipes de todos os distritos de Cubatão empenho no combate à receptação para prevenir outros crimes patrimoniais, como furtos e roubos”, disse Mendes.


O delegado Angel Gomes Martinez autuou Wellington em flagrante por receptação qualificada – aquela cometida no exercício de atividade comercial, ainda que clandestina. O crime é inafiançável e punível com reclusão de três a oito anos.


O acusado não revelou de quem comprou os cabos furtados. Ele invocou o direito constitucional de permanecer calado ao ser interrogado no distrito. Um representante da Telefônica reconheceu o material como sendo da empresa. 


Logo A Tribuna
Newsletter