Dois bandidos são mortos pelo Baep em Santos e São Vicente

Confrontos ocorreram em morros. Além de drogas e armas, foi apreendida uma maquininha de cartão usada por traficantes

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  29/04/20  -  22:08
Armas, drogas e rádios encontrados foram apreendidos pela Polícia
Armas, drogas e rádios encontrados foram apreendidos pela Polícia   Foto: AT

Dois homens foram mortos em tiroteios com policiais do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), no fim da tarde de terça-feira (28), nos morros do José Menino e do Itararé. Drogas, outros materiais relacionados à venda de drogas e armas foram apreendidos. Entre esses objetos, está uma máquina de cartões Minizinha, indício de que os bandidos adotaram o equipamento para facilitar o comércio de entorpecentes.


A operação teve o Morro do José Menino, em Santos, como palco principal, porque é conhecido ponto de tráfico de entorpecentes, onde já ocorreram inúmeros confrontos entre criminosos e policiais. Porém, os policiais se deslocaram ao vizinho Morro do Itararé, em São Vicente, diante da informação de que um criminoso da primeira comunidade havia fugido para a outra por trilhas na mata.


Ainda no José Menino, perto da escadaria da Rua Oito, a equipe do Baep se deparou com alguns bandidos armados e segurando mochilas e sacolas. Os criminosos começaram a atirar e correram para a mata. Armados com fuzil, submetralhadora e pistola, os policiais revidaram os disparos, atingindo Fernando de Jesus Santos, de 19 anos. O rapaz portava uma pistola Taurus calibre 9 milímetros e uma mochila colorida, segundo os PMs.


Dentro da mochila, havia 161 cápsulas de cocaína, 94 porções de maconha, 38 porções de skunk (supermaconha), 15 pedras de crack, uma maquininha de cartões Minizinha, a quantia de R$ 37, caderneta com anotações referente à contabilidade do tráfico e um rádio de comunicação. Os demais criminosos escaparam e não foram identificados. Os policiais solicitaram socorro para o acusado baleado.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou Fernando à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, onde ele faleceu. Sem portar documentos, o rapaz só foi identificado durante o registro da ocorrência na Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde compareceram seus familiares. Ele residia no Jardim Rio Negro, na Área Continental de São Vicente.


Maquininha de cartões utilizada por traficantes foi apreendida pela polícia
Maquininha de cartões utilizada por traficantes foi apreendida pela polícia   Foto: Divulgação

Segundo embate


Em uma trilha do Morro do Itararé, outros policiais do Baep foram recebidos a tiros por quatro bandidos. A resposta dos policiais foi imediata e os criminosos se dispersaram pela mata. Ilesos ao ataque, os PMs iniciaram varredura pela área e se depararam com um dos suspeitos, não identificado, que atirou de novo. Houve revide e o desconhecido levou a pior, morrendo posteriormente no Hospital Municipal de São Vicente.


Descrito apenas como branco, magro e de estatura média, o desconhecido vestia bermuda e portava um revólver Taurus 38. Perto dele, foi recolhida uma mochila contendo 400 porções de cocaína e 100 de maconha, rádio de comunicação e um acessório que tem a capacidade de transformar pistola em submetralhadora. Os seus comparsas conseguiram fugir.


Logo A Tribuna
Newsletter