Delegacia de Defesa da Mulher de Praia Grande fecha as portas terças e quintas

Secretaria de Segurança confirma a situação, mas não explica o motivo e nem quando a unidade funcionará normalmente; promessa era de DDM linda e moderna para o ano passado

Por: Nathália de Alcantara  -  12/02/20  -  15:30
Nova unidade funcionará na Rua Cidade de Santos
Nova unidade funcionará na Rua Cidade de Santos   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Mulheres, crianças e adolescentes que vivenciaram situações de violência física, moral e sexual e precisam registrar um boletim de ocorrência em Praia Grande não podem contar com a Delegacia de Defesa da Mulher às terças e quintas. Vale lembrar que a unidade já funciona apenas em horário comercial e não atende aos finais de semana.


O jeito, caso seja necessário, é ir até a Delegacia Sede da Cidade, que fica ao lado da unidade de atendimento especializado.


A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou a informação e disse que a situação está desse jeito desde janeiro. No entanto, não justificou o motivo para que isso esteja acontecendo e, pior, sequer informou quando a situação será normalizada.


Uma vítima de violência doméstica conversou com a Reportagem, sob anonimato, e contou que o atendimento na Delegacia Sede foi ótimo, mas se sentiria mais à vontade em um ambiente voltado especificamente para o seu caso.


“Pensei muitas vezes antes de procurar ajuda e não teria vindo se soubesse que era aqui. É uma mistura de vergonha com a exposição de trazer os filhos com a gente”, desabafou.


Promessas


No dia 8 de março de 2019, Dia Internacional da Mulher, foi prometida uma unidade 24h de 500 metros quadrados no Boqueirão. “Até o fim deste semestre, o município entregará ao estado o novo prédio já preparado para abrigar a DDM 24 horas”, disse na ocasião o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.


A nova repartição estava prevista para funcionar em uma área da Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, próximo ao terminal rodoviário. 


Funcionários da Delegacia Sede de Praia Grande, que também preferem não se identificar, disseram para ATribuna.com.br que a situação sobrecarrega o plantão policial. “É ruim para a vítima e para nós também. Sabemos que a coisa está desse jeito por falta de gente”.


Atualmente, a DDM funciona apenas nos dias úteis, em uma edificação ao lado da Delegacia de Praia Grande, na mesma Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, no bairro Tupi.


Com a decisão do governador João Doria (PSDB) em ampliar o atendimento da unidade para 24h, ela deveria ser reformada, mas o prédio não é adequado.


Por isso, a ideia foi mudá-la para outro endereço. O projeto prevê banheiro com chuveiro para que vítimas e seus filhos possam tomar banho e brinquedoteca anexa.


Resposta


Segundo a SSP, os casos registrados na Delegacia Sede são encaminhados para a DDM, que prosseguirá com as investigações.


“Todas as delegacias de São Paulo são capacitadas para acolher as vítimas e registrar casos de violência contra a mulher. Todos os distritos adotam o Protocolo Único de Atendimento, que estabelece padrão para o acolhimento das vítimas”, explica um trecho da nota enviada à Redação. 


“Além disso, os cursos de formação dos policiais, sejam civis ou militares, contemplam disciplinas direcionadas ao tema”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter