Casal suspeito de executar homem com tiro no rosto no Litoral Sul é preso

Vítima foi executada com tiro de espingarda na frente da sua mulher, que está grávida

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  20/04/20  -  16:54
Em cumprimento de mandado, Polícia Civil prendeu casal na cidade de Carapicuíba
Em cumprimento de mandado, Polícia Civil prendeu casal na cidade de Carapicuíba   Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu no sábado (18) um casal suspeito de envolvimento na execução de Joildo Santos Matos, o Negão, de 33 anos. A vítima foi executada com um tiro de espingarda calibre 12 no rosto na frente da sua mulher, que está grávida. O crime aconteceu na madrugada de 7 de abril, em Itanhaém, próximo à divisa com Peruíbe.


As prisões de Jairo Cirilo da Silva e da sua mulher aconteceram em Carapicuíba, município da Região Metropolitana de São Paulo, onde moram. A pedido da Polícia Civil, a Justiça decretou as suas prisões temporárias por 30 dias. Outros dois suspeitos também tiveram as suas custódias decretadas, mas não foram achados.


Trazido para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém, Jairo prestou a sua versão sobre o crime. Disse que possui uma casa de veraneio nesta cidade e contratou os serviços de pedreiro de Negão para trabalhar no imóvel. A vítima do homicídio já morou em Carapicuíba e se mudara havia pouco tempo para Peruíbe.


Ainda conforme Jairo, Negão se aproveitou do serviço na casa de temporada para furtar objetos de seu interior. Alertado de que ladrões, até então desconhecidos, haviam entrado no imóvel, o acusado contou que se dirigiu na data do crime até Itanhaém junto com a mulher, o cunhado Júlio César da Silva e o filho de 15 anos.


Ninguém foi encontrado na casa quando Jairo chegou. Então, ele passou a circular com o seu carro pelas imediações, porque recebeu informações de que os ladrões usaram um Fiat Doblò cinza para transportar objetos da residência. Negão tem um veículo dos mesmos modelo e cor.


Pedrada e disparo


Casal suspeito de homicídio foi preso em São Paulo
Casal suspeito de homicídio foi preso em São Paulo   Foto: Divulgação/Polícia Civil

O cunhado, o filho e a mulher de Jairo permaneceram na rua do imóvel. Antes que o dono da casa voltasse, o Fiat Doblò retornou ao local e o adolescente atirou uma pedra no para-brisa para forçar a parada. Em seguida, Júlio efetuou um disparo e atingiu o rosto de Negão, que se encontrava ao volante.


A mulher e outros dois passageiros do Fiat Doblò foram retirados do veículo, amarrados e agredidos, ainda segundo Jairo. Posteriormente, o dono do imóvel chegou, constatou que Negão estava baleado e liberou as demais vítimas para socorrê-lo com o próprio Fiat Doblò. Antes, porém, as ameaçou para que não avisassem a polícia. Joildo não resistiu.


Um dos passageiros do carro da vítima fatal também mora em Carapicuíba. Suspeito de ter atraído Negão para uma emboscada, ele teve a temporária decretada, mas não foi achado. Embora ele ainda não tenha sido ouvido pela polícia, o depoimento prestado por Jairo o inocenta. A Justiça também decretou a prisão de Júlio, que está foragido.


Natural de Iaçu, município baiano localizado a 279 quilômetros da capital Salvador, Joildo Santos Matos fugiu de sua cidade natal em 2016, onde era acusado de homicídio qualificado. A sua morte foi esclarecida por investigadores da Delegacia de Peruíbe e da DIG de Itanhaém.


Logo A Tribuna
Newsletter