Acusado de matar líderes do PCC no Ceará é preso em Praia Grande pela PF

Conhecido como Andrezinho da Baixada, ele participou da emboscada que matou os traficantes Gegê do Mangue e Paca, em fevereiro do ano passado

Por: De A Tribuna On-line  -  01/11/19  -  00:58
Atualizado em 01/11/19 - 01:09
Andrezinho foi detido por policiais federais nesta quinta-feira em Praia Grande
Andrezinho foi detido por policiais federais nesta quinta-feira em Praia Grande   Foto: Divulgação/Polícia Federal

Acusado de participar da emboscada que culminou na morte de Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, e Fabiano Alves de Souza, o Paca, ambos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), em fevereiro de 2018, André Luis da Costa, o Andrezinho da Baixada, foi preso pela Polícia Federal no fim da tarde desta quinta-feira (31), em um prédio de alto padrão no bairro Guilhermina, em Praia Grande.


A operação para a prisão de Andrezinho teve participação da Delegacia de Repressão a Drogas de São Paulo (DRE-SP), com apoio da Delegacia de Repressão a Drogas do Ceará (DRE-CE), que cumpriram mandado de prisão preventiva contra Andrezinho expedido pela 1ª Vara da Comarca de Aquirraz, no Ceará, local onde os líderes do PCC foram encontrados mortos em uma reserva indígena.


Durante o período eleitoral de 2018, Andrezinho chegou a comparecer ao 2º DP de Guarujá, acompanhado de seu advogado, aproveitando-se da legislação eleitoral. Em depoimento, ele negou os crimes. Usando o fato de que seu cliente se apresentou espontaneamente, o defensor entrou na Justiça para recorrer da prisão preventiva decretada contra ele. Decisão essa que foi descartada.


Andrezinho da Baixada foi detido por policiais federais da capital paulista. Ele foi conduzido para a Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo, onde também será autuado em flagrante por uso de documento falso.


Gegê e Paca


Gegê do Mangue e o parceiro dele, Paca, que eram chefes do grupo que comandava o crime organizado dentro e fora dos presídios, foram mortos no dia 15 de fevereiro de 2018, no Ceará. Os corpos foram encontrados por um índio em uma reserva indígena na cidade de Aquiraz, no litoral do estado.


Gegê era tido como um dos líderes da cúpula da facção. Na época, ele já havia sido condenado a 47 anos, sete meses e 15 dias de prisão pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha armada.


Gegê do Mangue foi assassinado na cidade de Aquirraz, no Ceará, em fevereiro de 2018
Gegê do Mangue foi assassinado na cidade de Aquirraz, no Ceará, em fevereiro de 2018   Foto: Reprodução

Prisão na Baixada


Outro acusado de participação nos assassinatos também foi preso na Baixada Santista neste ano. Jefte Ferreira dos Santos foi detido em Itanhaém na manhã do dia 17 de janeiro pela Polícia Federal.


Segundo a PF, Jefte não atuou diretamente no duplo assassinato, mas reservou a hospedagem dos outros criminosos em Fortaleza. Dois celulares foram apreendidos junto com o suspeito, e a Polícia Federal também está à procura da mãe de Jefte, que está foragida.


Logo A Tribuna
Newsletter