Acusado de liderar fuga no 5º DP sequestrou idosa de 76 anos em Santos

André Alves dos Santos, de 38 anos, segue foragido após fuga na tarde de domingo (2)

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  03/02/20  -  22:06
André Alves dos Santos é considerado mandante de fuga do 5º DP de Santos
André Alves dos Santos é considerado mandante de fuga do 5º DP de Santos   Foto: Reprodução/Facebook

Suspeito de ser o mentor e líder da fuga ocorrida domingo (2) à tarde na cadeia anexa ao 5º DP de Santos, André Alves dos Santos, de 38 anos, é acusado de praticar recente sequestro-relâmpago contra uma idosa. Ele permanece foragido.


Mais dois bandidos escaparam da cadeia: Davi da Silva Barbosa, de 24 anos, que possui passagens por roubo e tráfico, e Renan Sousa de Oliveira, de 29, reconhecido como o ladrão que cortou dedos da mão de uma jornalista.


O trio fugiu da carceragem da Zona Noroeste através da churrasqueira – denominação da grade metálica sobre o pátio. Os criminosos escalaram o muro da cadeia com o auxílio de uma teresa (corda artesanal feita de retalhos).


Renan foi o único preso recapturado, cerca de três horas depois. Ele perambulava pela Avenida Antônio Emmerich, na Vila Melo, em São Vicente, e foi reconhecido por policiais militares, sendo levado de volta à cadeia do 5º DP de Santos.


André e Renan tiveram a prisão temporária decretada. Estão à disposição de investigações da Polícia Civil durante a vigência da custódia cautelar. Por isso, estavam em uma carceragem da instituição, vinculada à Secretaria da Segurança Pública (SSP).


Davi já está condenado e aguardava remoção para alguma unidade da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Como ele e André não foram recapturados, ao contrário de Renan, é possível que comparsas os aguardassem de carro nas imediações do 5º DP.


Compras em shopping


André participou de sequestro de uma idosa no estacionamento de um supermercado em Santos
André participou de sequestro de uma idosa no estacionamento de um supermercado em Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

A idosa tem 76 anos. Ela foi abordada no momento em que se preparava para abrir o seu carro, deixado no estacionamento da filial do Supermercado Extra da Avenida Bernardino de Campos, no Campo Grande, em Santos, no último dia 21.


Dois ladrões, um dos quais portando arma de fogo, dominaram a idosa e a obrigaram a sentar no banco traseiro. Depois, colocaram uma toalha sobre a sua cabeça. Em seguida, um terceiro assaltante entrou no veículo e assumiu o volante.


O trio roubou cartões bancários e de crédito da vítima, exigindo as respectivas senhas. Coube a André Alves dos Santos utilizá-los para realizar compras em três lojas do Shopping Parque Balneário.


As transações demoraram cerca de uma hora. Enquanto elas eram realizadas, a vítima foi mantida refém pelos demais criminosos. O cativeiro foi o próprio automóvel da idosa.


A equipe do delegado Francisco Garrido Fernandes e do investigador Marcos Pina, do 2º DP, identificou André por meio de imagens de câmeras de segurança do Balneário. As compras totalizaram cerca de R$ 9 mil e ocorreram em uma joalheria, uma ótica e uma loja de calçados.


Na sexta-feira da semana passada, os policiais detiveram André em sua casa, na Cidade Náutica, em São Vicente. O imóvel foi revistado com o respaldo de mandado de busca e apreensão, sendo recolhido o celular do acusado.


O aparelho será periciado. Por meio dele, os investigadores tentam identificar os demais participantes do sequestro-relâmpago da idosa. Ex-presidiário, André já cumpriu pena por tentativa de furto.


A Justiça decretou a prisão temporária de cinco dias de André. O prazo venceria nesta terça-feira (4). Na segunda, o delegado Garrido comunicou a fuga do ex-detento à 3ª Vara Criminal de Santos e requereu a sua preventiva.


Homem foi enviado para a cadeia do 5º DP de Santos
Homem foi enviado para a cadeia do 5º DP de Santos   Foto: Irandy Ribas/AT

Logo A Tribuna
Newsletter