Ação apreende ovas de peixes em São Vicente

Os peixes eram da família dos rivulídeos, mais conhecidos por killifish – nome dado à operação –, que tem espécies ameaçadas de extinção

Por: Da Redação  -  02/10/19  -  16:01
Os trabalhos também abrangeram cidades em Minas Gerais, Rio de Janeiro, e a capital de São Paulo
Os trabalhos também abrangeram cidades em Minas Gerais, Rio de Janeiro, e a capital de São Paulo   Foto: Divulgação/ Polícia Federal

Em conjunto com órgãos nacionais e do exterior, como a polícia ambiental norte-americana, a Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (1), uma operação de combate a contrabando, peculato e crime contra o meio ambiente. São Vicente foi uma das cidades nas quais se cumpriram mandados de busca e apreensão. 


A ação ocorreu por causa de remessas de ovas de peixes, sem licença de exportação do Ibama (órgão ambiental federal), para países de Europa, América do Norte e Ásia. Os peixes eram da família dos rivulídeos, mais conhecidos por killifish – nome dado à operação –, que tem espécies ameaçadas de extinção. 


Os trabalhos também abrangeram Belo Horizonte, Contagem (ambas em Minas Gerais), São Paulo e Duque de Caxias (RJ). A polícia ambiental dos Estados Unidos ouviu quatro destinatários de ovos de peixe nesse país. 


A descoberta das remessas partiu do Ibama, entre janeiro do ano passado e abril último. O principal remetente é um biólogo, servidor público. Entre os destinatários, estavam pesquisadores de killifish e colecionadores. 


A Polícia Federal vai instaurar 12 inquéritos, um por país de destino – Estados Unidos, Alemanha, Bulgária, Malásia, Hungria, Rússia, Equador, República Tcheca, China, Grã-Bretanha, Argentina e Escócia. 


Logo A Tribuna
Newsletter