Nuvens negras durante temporal assustam banhistas em Peruíbe

Do tipo 'Cumulonimbus', elas foram responsáveis por trazer temporais no fim de semana; nova frente fria chega na quarta

Por: João Amaro  -  06/11/18  -  16:32
  Foto: Delânia Damiate/Arquivo Pessoal

O temporal que atingiu as cidades da Baixada Santista, no último sábado (3), não só fez vítimas em pelo menos duas cidades, como também assustou os turistas e moradores que aproveitavam a praia no feriado prolongado de Finados. Em alguns municípios, porém, a chegada repentina da chuva chamou a atenção além do normal.


Classificado como frente fria na última semana, o mau tempo deixou estragos por onde passou. O maior deles foi em Itanhaém, onde em menos de um mês, outro barco pesqueiro naufragou na Boca da Barra, vitimando dois turistas, um homem e seu filho, e um morador da cidade.


Em São Vicente e Santos, houve o registro de falta de energia, semáforos parados e quedas de árvores. Na última cidade, inclusive, seis pessoas se feriram após uma janela cair do 11º andar de um edifício, no José Menino, masnenhuma sem gravidade.


Horas antes, porém, a sensação era de que a previsão do tempo não se concretizaria. Segundo Delânia Damiate, de 58 anos, moradora de Peruíbe, a aproximação das nuvens foi rápida, durou cerca de 10 minutos, e foi suficiente para assustar e afastar quem estava curtindo a praia na cidade.


“Saí para caminhar na praia do Guaraú e parei em uma barraca com amigos. Foi a conta de tomar uma cerveja. Meu marido, que estava virado para o lado da Barra do Una, alertou sobre a tempestade. Todo mundo saiu correndo”, explica.


Nuvens negras assustaram banhistas em Peruíbe, no sábado (3)
Nuvens negras assustaram banhistas em Peruíbe, no sábado (3)   Foto: 3

Em pouco tempo, o céu claro deu lugar a nuvens negras e tenebrosas. Segundo Rodolfo Bonafim, diretor-científico e especialista em climatologia da ONG Amigos da Água, a formação faz parte de uma linha de instabilidade, considerada uma das mais violentas nestes cenários.


“Ela veio da região do Vale do Ribeira, onde antes de chegar a Peruíbe, por exemplo, já havia tido fortes ventos e pancadas de chuva”, diz. “Em Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, essas áreas ou linhas de estabilidade chegaram um pouco mais atenuadas”.


Nuvens negras


O susto que Delânia tomou foi causado pelo acumulo de Cumulonimbus, famosas nuvens de temporais. “Elas são bem escuras nas imagens, pois estão muito carregadas. Absorvem os raios do sol, praticamente tudo. Na verdade, houve uma formação de várias Cumulonimbus ao mesmo tempo”, explica.


Nuvens negras assustaram banhistas Peruíbe, no sábado (3)
Nuvens negras assustaram banhistas Peruíbe, no sábado (3)   Foto: 3

A reunião de tantas nuvens do tipo também pode ser considerada como a formação de uma tempestade multicelular. “Elas são originadas por uma linha de instabilidade. São várias células [nuvens] reunidas ao mesmo tempo, como se fossem um grupo. Um ‘pelotão’ marchando em direção ao local dos fatos”, diz Bonafim.


Ainda segundo o especialista, é comum que a costa paulista receba este tipo de fenômeno nesta época do ano. “A primavera é uma estação complicada e instável, principalmente por aqui, por ter uma variabilidade muito grande. É um período propício para temporais, e com tempos para todos os gostos”, explica.


Janela despencou do 11º andar e feriu seis pessoas, em Santos (Foto: Luis Paes/GloboNews)


Frente fria à vista


A partir desta quarta-feira (7), todo o Litoral Paulista deverá ser atingido por uma nova frente fria. Pancadas de chuva são esperadas a qualquer hora, até quinta-feira (9).


Apenas na sexta-feira (9) é que o tempo melhora aos poucos, com sol aparecendo entre nuvens e dividindo o espaço com o sol. A temperatura deve variar pouco nestes dias, com mínimas entre 18ºC e 19ºC, e máximas de 25ºC entre 26ºC na região.


Barco 'Serena Fishing' virou e matou três pessoas, em Itanhaém, no sábado (3)
Barco 'Serena Fishing' virou e matou três pessoas, em Itanhaém, no sábado (3)   Foto: 3

Logo A Tribuna
Newsletter