Projeto distribuirá 700 brinquedos feitos com plástico retirado dos oceanos na Baixada Santista

Ao todo, iniciativa beneficiará cerca de 3 mil crianças em todo o país em comemoração ao Dia da Criança

Por: Marcela Ferreira  -  23/09/20  -  11:44
Iniciativa beneficiará cerca de 3 mil crianças em todo o país
Iniciativa beneficiará cerca de 3 mil crianças em todo o país   Foto: Divulgação

O Pé na Estrada promove, em comemoração ao Dia da Criança, uma grande doação de brinquedos feitos com plástico retirado dos oceanos. Ao todo, a iniciativa beneficiará cerca de três mil crianças em todo o Brasil, e na Baixada Santista serão cerca de 500 a 700 crianças que ganharão os brinquedos. As doações devem ocorrer no próximo dia 29.


Assine o Portal A Tribuna agora mesmo e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos


O reaproveitamento dos resíduos, transformados em novos objetos, acontece em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Eco Local Brasil, que há 17 anos atua com educação ambiental e limpeza de praias no litoral das regiões Sul e Sudeste do país. Só neste ano, o plástico passou a ser transformado em brinquedos, que agora serão distribuídos em seis estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Norte.


No total, mais de quatro mil crianças em toda a Baixada Santista serão beneficiadas pelo Pé na Estrada. “Em âmbito nacional, apenas nesta fase do projeto serão beneficiadas 3 mil crianças. Mas, contando com as etapas anteriores, as crianças beneficiadas vão passar de 4 mil.


Na Baixada Santista e no estado de SP serão beneficiadas entre 500 a 700 crianças”, conta o coordenador da ONG, Filipe Oliveira.


Lixo coletado nos oceanos se transforma em brinquedos para doação
Lixo coletado nos oceanos se transforma em brinquedos para doação   Foto: Divulgação

Ele ainda esclarece que, em cada localidade, a ONG Eco Local Brasil realiza parcerias com diferentes institutos. “Em cada localidade, o Projeto faz parceria com um projeto da região, que já faz atendimento educativo ou social para crianças e comunidades em vulnerabilidade. Boa parte dos projetos é ligada a entidades do surfe ou outra modalidade esportiva. É o exemplo do Projeto Ondas, do Guarujá, criado pelo bicampeão brasileiro de surf Jojo de Oliveira. Em julho passado, houve uma ação ambiental de coleta de resíduos plásticos realizado pelo Pé na Estrada e, agora, no dia 29 de setembro, haverá a entrega de brinquedos para as crianças atendidas por eles”, explica.


Além do Projeto Ondas, de Guarujá, há também parceria com a ONG Vida e Surf, de Peruíbe.


O objetivo do projeto, além de levar uma ação solidária às crianças, é também promover a conscientização ambiental, atuando para educar os pequenos. “As ações da Eco Local Brasil estão diretamente ligadas à educação e conscientização ambiental sobre a destinação correta e informação sobre o valor dos resíduos, especialmente do plástico. Entretanto, no Projeto Pé na Estrada, considerando as recomendações de cuidado por conta da pandemia do Covid-19, as ações são realizadas com menos pessoas, evitando aglomerações”, explica o coordenador.


“Os brinquedos em cada localidade são distribuídos pelos projetos parceiros, o máximo possível de forma individual e segura”, finaliza.


Logo A Tribuna
Newsletter