Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em Boracéia

Instituto Argonauta atendeu o caso e isolou o local

Por: Por ATribuna.com.br  -  02/09/20  -  20:05
Atualizado em 02/09/20 - 20:34
Filhote de baleia jubarte foi encontrada morta em Boraceia
Filhote de baleia jubarte foi encontrada morta em Boraceia   Foto: Divulgação/Instituo Argonauta

Uma baleia jubarte juvenil em avançado estado de decomposição foi encontrada em Boracéia, em São Sebastião, nesta quarta-feira (2). O Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, através da sua equipe de campo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionada e atendeu a ocorrência.


A baleia media cerca de 8,5 metros, e em sua carcaça havia marcas de predação, possivelmente de tubarão-charuto ( Isistius brasiliensis ). A equipe da Unidade de Estabilização do Argonauta que executa o PMP-BS Área São Paulo realizou a necropsia, coletou amostras do animal para DNA, e posteriormente o animal foi enterrado pela prefeitura.


Nesta semana, outro filhote de jubarte de cerca de 7 metros também foi encontrado morto e foi atendido pela equipe PMP-BS/Área SP do Instituto Argonauta. O animal foi encontrado na praia de Juquehy, no mesmo município. A causa da morte não pôde ser detectada e será investigada através dos exames complementares.


Geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas, e por isso são avistadas na região do Litoral Norte.


Logo A Tribuna
Newsletter