Ave marinha resgatada em São Vicente vomita anzol de pesca antes de morrer

Biguá foi resgatado pela Polícia Ambiental no dia 19 de outubro. Ele estava enrolado em uma linha de pesca

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/11/20  -  21:01
Morte de Biguá resgatado em São Vicente está relacionada a descarte incorreto no mar
Morte de Biguá resgatado em São Vicente está relacionada a descarte incorreto no mar   Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Mais uma ave marinha morreu na Baixada Santista em função do descarte inadequado de equipamentos voltados a pesca. O Instituto Gremar registrou o óbito de um biguá que havia sido resgatado pela Polícia Ambiental em São Vicente, na Praia do Itararé, no dia 19 de outubro. Durante a necropsia, foi constatado que o animal estava enrolado em uma linha de pesca.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Parte da linha foi retirada quando o animal estava sendo encaminhado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá. Após o exame admissional, foi constatado um quadro grave, em que o biguá estava muito magro e prostrado.


Segundo o Gremar, antes do animal passar por um exame de radiografia, o mesmo vomitou um anzol que estava preso ao restante da linha. Em estado crítico, o animal não resistiu e morreu dois dias após o ocorrido. A necropsia apontou que o biguá (Nannopterum brasilianus) sofreu infecção generalizada.


Ainda conforme o instituto, o descarte incorreto de artefatos ligados a pesca é uma das principais ameaças à vida de animais marinhos.


Logo A Tribuna
Newsletter