Ave marinha recebe tratamento com acupuntura em reabilitação no litoral de SP

Trinta-réis-de-bando foi encontrado por um praticante de Stand Up no final de junho, no canal de São Sebastião, e permanece em tratamento no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/11/20  -  12:20
Os implantes de ouro em pontos de acupuntura são utilizados em casos de doenças articulares
Os implantes de ouro em pontos de acupuntura são utilizados em casos de doenças articulares   Foto: Divulgação/Instituto Argonauta

Um pássaro da espécie trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus) recebeu um protocolo terapêutico que consiste em introduzir pequenos implantes de ouro em pontos de acupuntura.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A ave foi encontrada no final de junho deste ano boiando no canal de São Sebastião, e entregue na Unidade de Estabilização (UE) do Instituto Argonauta situada na mesma cidade. Na unidade, os técnicos identificaram que o animal pode ter colidido contra alguma embarcação no mar, e apresentava sinais de desidratação, estava magro e com a impermeabilização comprometida.


A médica veterinária Raquel Beneton Ferioli, Veterinária Responsável Técnica do Instituto Argonauta no CRD de Ubatuba, observa que a colocação de implantes de ouro, em seis acupontos, foi necessária para recuperar uma lesão articular no membro inferior esquerdo do trinta-réis. 


“Ele passou por diversos tratamentos, mas ainda assim não conseguia permanecer em pé. Foi então que planejamos uma tentativa de protocolo terapêutico com o uso de implantes de ouro em pontos de acupuntura, procedimento já utilizado na medicina veterinária com resultados promissores no controle de dor crônica”, detalhou a veterinária.


Os implantes de ouro em pontos de acupuntura são utilizados principalmente em casos de doenças articulares. O ouro é capaz de emitir uma carga elétrica positiva mínima que neutraliza a carga negativa existente especialmente em casos de doenças crônicas.


O médico veterinário Gustavo Calasans explica que nas doenças articulares, há um excesso de carga negativa no tecido que leva a uma acumulação de ácido localizada. “A dor aumenta à medida que a carga negativa vai aumentando, e o implante de ouro é capaz de sessar esse desequilíbrio”, explicou.


Logo A Tribuna
Newsletter