Professores elogiam escolha do tema da redação do Enem

Manipulação do comportamento pelo controle de dados na internet é considerado objetivo e atual

Por: De A Tribuna On-line  -  04/11/18  -  22:02
Professores apostavam no fake news como tema da redação
Professores apostavam no fake news como tema da redação   Foto: Irandy Ribas / A Tribuna

Nos últimos meses, muitos professores de cursinhos apostaram nas fake news como tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi realizada neste domingo (4). Apesar de não terem acertado em cheio, chegaram próximo da proposta, o que facilitou para quem se preparou para essa discussão. A opinião é da professora de Literatura e Redação do Colégio Objetivo, Luci Rocha.


“Quem se preparou para essa discussão, não teria dificuldade de falar sobre a ‘manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’. Certamente, nessa frase temática, o candidato não poderia ignorar o fato de que a ‘manipulação do comportamento’ dos usuários tem sido um agravante para a sociedade brasileira e sua formação social e ideológico-política”, argumenta.


O professor de Redação do Colégio Objetivo, Amir Amad, elogiou a escolha do tema, o qual considera “objetivo e atual”. “A manipulação de dados de usuários nas plataformas virtuais -internet- aponta uma questão que pode englobar questões políticas, sociais, de consumo ou outros aspectos correlatos. Hoje em dia com um simples acesso aos perfis de usuários, já é possível saber sobre boa parte de seu cotidiano e tendências”, argumenta.


Amad afirma que os alunos deveriam tomar cuidado para não comentar sobre fake news. “Esse não é efetivamente o tema. E também observar os textos motivadores, que dão a noção exata para qual caminho seguir”.


Logo A Tribuna
Newsletter