EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

14 de Outubro de 2019

Primeira fase da Fuvest registra 9% de abstenção na Baixada Santista

Índice ficou dentro da média geral de 8,3% de ausência; convocação para 2ª fase será dia 10 de dezembro

O vestibular Fuvest 2019, da Universidade de São Paulo (USP), teve o menor de índice de abstenção dos últimos oito anos na prova da primeira fase, neste domingo (25). Dos 127.786 candidatos inscritos, 10.586 não compareceram, resultando no índice de 8,3% de abstenção. Na Baixada Santista, a ausência registrada chegou a 9% dos inscritos, ou 198 dos 2.212 candidatos.

Estudantes que participaram do vestibular fizeram a prova da primeira fase em 35 locais diferentes. Os portões foram abertos às 12h30 e o fechamento ocorreu às 13 horas. Os concorrentes tiveram até cinco horas para finalizar a prova, cujo gabarito oficial pode ser acessado neste link.

Os candidatos disputaram 8.362 vagas em 183 cursos de graduação para o ano de 2019. Outras 2.785 vagas são oferecidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Segunda fase

A divulgação da lista de convocados e dos locais de prova da segunda fase do vestibular está prevista para 10 de dezembro. Aqueles que passarem farão as provas nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019. Para segunda fase, serão convocados quatro candidatos por vaga, antes eram três, e haverá apenas dois dias de prova, eliminando a tradicional prova de conhecimentos gerais. Até o ano passado, eram três dias de prova durante a segunda fase.

A partir deste ano, todos os candidatos farão apenas duas provas na segunda fase: a de português e redação, que continuam iguais aos vestibulares anteriores, e a de disciplinas específicas, que são aquelas exigidas pela carreira escolhida. Na prova específica, o número de disciplinas requeridas passou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade da USP. A duração de cada uma dessas provas será de 4 horas.

A primeira prova terá duas partes, valendo 50 pontos cada uma. A primeira serão 10 questões de português, de igual valor, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura; a segunda parte será a redação. Na segunda prova, serão 12 questões de igual valor, de duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida, valendo o total de 100 pontos.