Fatecs e Etecs somam 4 mil vagas para cursos na Baixada Santista

Interessados devem realizar inscrições até a semana que vem

Por: Lucas Pinto  -  05/11/19  -  15:37
Atualizado em 20/05/21 - 10:08
 Interessados devem realizar inscrições até a semana que vem
Interessados devem realizar inscrições até a semana que vem   Foto: Irandy Ribas/Arquivo/AT

Terminam na semana que vem as inscrições para os vestibulares das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. Juntos, os processos seletivos somam 4.321 vagas na Baixada Santista para interessados em ter acesso a ensino gratuito de níveis Médio, Técnico e Superior.


As Etecs oferecem, ao todo, 86.939 vagas no Estado, com 3.681 delas na região. Para se inscrever é preciso acessar o site até as 15 horas de 12 de novembro. Deve-se pagar uma taxa de R$ 30,00 em qualquer agência bancária ou via internet.


A prova, que será composta por 50 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada, será no dia 15 de dezembro. Para cursos de Ensino Médio e Ensino Médio integrado com Técnico, é exigido que o estudante tenha concluído o nono ano do Ensino Fundamental. Já para cursos técnicos, exige-se que o candidato esteja ao menos no segundo ano do Ensino Médio.


Luciana Justo, professora da Etec Aristóteles Ferreira, de Santos, recomenda uma rotina de estudos disciplinada para prestar o vestibulinho.


“Pelo menos uma hora diária para estudar. É importante o aluno ver as matérias que tem mais dificuldade e focar nelas”, explica Luciana. Ela dá a dica de consultar as outras abas do site de inscrições para auxiliar nos estudos.


“Em Provas e Gabaritos há exames de todos os vestibulinhos desde 2010. O candidato pode estudar fazendo as provas antigas e consultando as respostas depois”, completa a professora.


Fatecs


Nas Fatecs, há 15.605 vagas nas 73 unidades do Estado, com 640 delas na região divididas igualmente entre a Fatec Baixada Santista Rubens Lara, em Santos, e a Fatec Praia Grande. A prova será em 8 de dezembro. Inscrições até às 15 horas de 11 de novembro pelo site. Taxa de R$ 70,00.


A prova é para estudantes formados no Ensino Médio e abrangerá todas as matérias desse nível escolar.


O professor doutor Jorge Monteiro Junior, diretor da Fatec Baixada Santista Rubens Lara, também recomenda o estudo de edições anteriores do vestibular.


Além disso, dá a dica de verificar o endereço dá unidade onde será a prova antes do dia do exame. “Faça um teste alguns dias antes para ver quanto tempo leva para chegar. Assim, não perderá a prova por chegar após o fechamento dos portões”.


Monteiro ressalta o sucesso das Fatecs como instrumento de ascensão social. Essas unidades inserem seus formandos no mercado de trabalho.


“Em todas as Fatecs, 77% de nossos alunos são de famílias com renda de um a cinco salários mínimos. Até um ano depois de formados, 99% desses estudantes estarão empregados, sendo que muitos já começam o curso com empregos”, afirma o professor.


Logo A Tribuna
Newsletter