EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

17 de Junho de 2019

Domingo é dia de Enem: 5,5 milhões de estudantes fazem a prova

Exame garante acesso a centenas de universidades, até mesmo no exterior; preparo é fundamental

Chegou o tão esperado final de semana para os jovens que estão de olho em uma vaga em algumas das melhores universidades do País. A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada neste domingo (4) para mais de 5,5 milhões de estudantes. A prova será composta pelas questões de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação. 

Para você não deixar passar um detalhe sequer, A Tribuna traz um resumo com tudo o que tem de mais importante para o teste. Abaixo, você confere o que não pode esquecer e o que é de bom tom deixar em casa pra não correr o risco de ser eliminado do exame.

Segundo a corretora de Redação Cecília Gonçalves Lopes, é fundamental manter a calma durante a prova. "Leia com atenção tudo o que se pede. Se o aluno lê sempre e participa das aulas, certamente não será pego de surpresa nesse exame".

Fique atento às interdições no trânsito neste domingo

Controle

Quem concorda com ela é o professor de Matemática Rodolfo Machado. Ela explica que saber o conteúdo não é suficiente. O nervosismo conta muito e quem o controla melhor sai na frente.
"Isso vale para qualquer disciplina, de Humanas a Exatas. Então, é muito importante estar focado e tranquilo. Pense que você sabe aquele conteúdo porque se dedicou de verdade. Tente não se deixar vencer pela pressão".

Para Victor Maia, CEO da EduQC, o candidato precisa dividir seu tempo entre as disciplinas, considerando a relevância da prova, a dificuldade de aprendizagem e suas competências. "Cada indivíduo tem um plano ideal e é impossível determinar isso isoladamente".

Fakes

É bom ficar atento para não cair nas famosas fake news e para não se perder no tempo, já que neste domingo entra em vigor o horário de verão. 

Os alertas são do ministro da Educação, Rossieli Soares, e da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. Segundo ela, nos últimos dias, circulou um boato de que o Enem seria adiado – o que é mentira.

"A fake news é uma doença social e neste período de exame, em que os participantes estão no grau máximo de ansiedade, elas atrapalham – e muito". Uma dica pra não cair em mentiras é se informar pelos canais oficiais de comunicação. Quem souber de qualquer mentira desse tipo pode ainda alertar o Inep pela página do participante (enem.inep.gov.br/participante) e pelo aplicativo do Enem, disponível para os sistemas Android e iOS. Dá também pra entrar em contato pelo telefone 0800-616161. 

É importante cada candidato fazer a sua parte pra que dê tempo de desmentir esse tipo de boato, que causa o maior transtorno. Sobre o horário de verão, basta ficar ao relógio. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. E para saber o local onde deverá fazer a prova, basta olhar o cartão de confirmação de inscrição (na página do participante).

Arte: Monica Sobral/A Tribuna