Curso de medicina da Universidade São Judas em Cubatão é credenciado pelo MEC

Autorização oficial foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (4); inscrições para o vestibular começaram nesta quarta-feira e seguem até dia 11

Por: Informe Publicitário  -  07/12/18  -  18:52
Atualizado em 07/12/18 - 19:02

As aulas de medicina da universidade São Judas em Cubatão terão início em fevereiro de 2019. O curso, que já havia sido autorizado pelo MEC, foi oficialmente credenciado por meio da Portaria 1298 de 3/12/2018, publicada na última terça-feira (4), no Diário Oficial da União. Com previsão de receber 50 novos estudantes a cada ano, a unidade Cubatão já está com inscrições abertas para o vestibular até o dia 11 de dezembro.


A São Judas foi a instituição de ensino que melhor cumpriu as exigências do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, para abertura de novos cursos de medicina no País em cidades com mais de 50 mil habitantes. Com as novas vagas, a universidade espera contribuir para a melhora dos serviços médicos de qualidade no município e região. "Enquanto o Brasil tem o índice de 0,8 vaga em medicina para cada 10 mil habitantes, outros países têm índices maiores. Na Austrália, por exemplo, o índice é de 1,4; na Argentina, é de 3,1. A população brasileira percebe e manifesta o desconforto com essa escassez de médicos", destaca o coordenador do curso, José Lúcio Martins Machado, médico, professor do grupo Ânima Educação, e coordenador do curso de Medicina.


Unidade de Cubatão tem previsão de receber 50 novos estudantes a cada ano
Unidade de Cubatão tem previsão de receber 50 novos estudantes a cada ano   Foto: Divulgação

Segundo José Lúcio, o curso de Medicina da São Judas prevê programas de residência médica em diversas especialidades e com conteúdos que reforcem a responsabilidade social e compromisso cidadão do aluno. "Sabemos que 86% dos médicos permanecem no local em que cursaram a graduação e a residência médica. A chegada da Universidade deverá contribuir para diminuição da carência de médicos de Cubatão e região e fortalecimento da prestação de serviços na atenção básica em saúde", destacou Machado.


O prédio do curso de Medicina está localizado na Rua São Paulo, 328, no Jardim São Francisco, para funcionamento nos três primeiros anos. Depois, será transferido para a sede definitiva, a ser construída na Avenida Martins Fontes, 130, Vila Nova, próximo ao Pronto Socorro Municipal e do Hospital Municipal de Cubatão. A localização estratégica favorece a interação entre alunos e comunidade. De acordo com José Lúcio Machado, diretora das unidades São Judas em Cubatão e Santos, "os alunos já atuarão nas unidades de saúde desde o primeiro ano, sempre com suporte de professores tutores e apoio de laboratórios integrados".



A unidade Cubatão conta com laboratórios de alto padrão e equipamentos de última geração. No laboratório morfofuncional, os alunos têm acesso a modelos anatômicos 3D e diversos microscópios acoplados aos computadores para visualização de lâminas de forma individual; e uma mesa digital com um atlas completo de anatomia, capaz de realizar simulações de funções dos sistemas nervoso, circulatório e respiratório, analisar exames e tomografias, medir distâncias de lesões, simular cirurgias, entre outras funções. A tecnologia que os alunos da São Judas terão acesso é utilizada em alguns dos melhores hospitais do País.


No laboratório de simulação e habilidades, os alunos podem praticar manobras com robôs que simulam pacientes. Ao todo são quatro simuladores, um deles de alta resolução, que permite aos alunos, além de medir batimentos cardíacos, respiração e aferir pressão, simular ataques cardíacos, problemas respiratórios, tosse, emissão de fluidos corpóreos, entre outras atividades do corpo humano. Todas as salas de aula possuem formatos de sala de reuniões para grupos de 12 pessoas, possibilitando um aprendizado aprofundado para as turmas de medicina.


Tecnologia empregada nas aulas é utilizada em alguns dos melhores hospitais do País
Tecnologia empregada nas aulas é utilizada em alguns dos melhores hospitais do País   Foto: Divulgação

Vestibular


As inscrições para o Vestibular para o curso de Bacharelado em Medicina em Cubatão estarão abertas no período de 05/12 a 11/12/2018 pela internete por meio do telefone (11) 2799-1677, de 2ª a 6ª-feira (exceto feriados), no horário das 9h às 20h e aos sábados, das 9h às 12h. O edital está disponível no site. Clique aqui e inscreva-se.


Sobre a São Judas


Fundada em 1971, a universidade São Judas é a terceira melhor universidade privada do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). A instituição conta com quase 33 mil alunos, cerca de 700 professores e 12 unidades com mais de 150 laboratórios, clínicas e centros usados por alunos e comunidade. A São Judas oferece mais de 80 cursos, incluindo graduação, especialização, MBA, mestrado e doutorado. Parte da Ânima Educação, um dos principais grupos privados de educação do país, a universidade combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais.


Confira a galeria de fotos da Universidade São Judas - Campus Cubatão


Medicina São Judas


Logo A Tribuna
Newsletter