Base Nacional Comum Curricular do ensino médio é aprovada pelo CNE

Próximo passo é a aprovação do texto pelo Ministério da Educação

Por: Do Estadão Conteúdo  -  04/12/18  -  18:43
Documento define o mínimo que os estudantes do ensino médio deverão aprender em sala de aula
Documento define o mínimo que os estudantes do ensino médio deverão aprender em sala de aula   Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio foi aprovada nesta terça-feira (4), pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com 18 votos a favor e duas abstenções. O próximo passo é a aprovação do texto pelo Ministério da Educação. O documento define o mínimo que os estudantes do ensino médio deverão aprender em sala de aula, tanto em escolas públicas quanto privadas. As diretrizes poderão ser adaptadas nos Estados, de acordo com a situação local, com previsão de início em 2022.


Uma das novidades, já aprovadas na reforma do ensino médio em 2017, é a de que os estudantes terão uma parte do currículo como itinerário comum e outra, formativo, escolhido pelo próprio aluno. Haverá cinco diferentes ênfases: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico. O texto em discussão foca nas partes comuns, mas não há definições específicas sobre os itinerários formativos.


Logo A Tribuna
Newsletter