Último 'A Região em Pauta' do ano debate inclusão e uso da tecnologia na Educação

Fórum, que tem inscrições abertas, ocorre na terça-feira (4) com diversos especialistas

Por: Da Redação  -  29/11/18  -  10:52
Assistentes devem ter formação e experiência em alfabetização de crianças
Assistentes devem ter formação e experiência em alfabetização de crianças   Foto: Adobestock

Como incluir no ambiente escolar, de fato, crianças e adolescente com alguma deficiência, superdotados ou com algum distúrbio neurológico? Classes especiais são a melhor alternativa para garantir o aprendizado? A inclusão é possível sem o devido preparo do corpo docente e pessoal técnico?


Essas e outras questões estarão presentes em um dos paineis que compõem o próximo fórum de A Região em Pauta, uma iniciativa de A Tribuna que, na terça-feira (4), colocará a Educação no centro dos debates.


Desse painel, que começa às 14 horas, fazem parte Rosilma Roldan, psicopedagoga e especialista em Educação Especial e Inclusiva, e Roberta Bento, fundadora do SOS Educação, que tem paralisia cerebral e se dedica à inclusão há mais de três décadas. Ela vai falar sobre pessoas com deficiência na educação regular, o isolamento de crianças com deficiência em 'salas especiais' ou 'escolas especiais', os avanços da Lei Brasileira de Inclusão, práticas concretas para inclusão real na educação, e o combate ao preconceito e à discriminação.


Tecnologia


O segundo painel será sobre o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem. Embora haja diversas tecnologias que auxiliam professores e escolas com o conteúdo curricular, nem todos os docentes são preparados para utilizá-las. Em alguns municípios, legislações próprias impedem, por exemplo, o uso do celular em sala de aula.


Esse painel terá a participação de Camila Fattori, coordenadora da Comunidade Educativa Cedac, um organismo que tem como objetivo apoiar os profissionais da educação no desenvolvimento de conhecimentos e práticas que resultem na oferta de uma educação de qualidade. Participam ainda a vereadora Audrey Kleys, e Rafael Turlão, diretor do Departamento de programas de Inclusão Digital da Prefeitura de Praia Grande.


As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no www.atribuna.com.br/aregiaoempauta.com.br. O Grupo Tribunafica na Rua João Pessoa, 350.


Logo A Tribuna
Newsletter